A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Americana realizou uma operação em um local utilizado para maus-tratos a animais no bairro Nova Veneza, em Sumaré. A Polícia Civil chegou ao imóvel após denúncias de vizinhos e encontraram um cenário de abandono e sujeira, com duas crianças e diversos cães e gatos em condições precárias de higiene e sem alimentação adequada.
Ao entrarem na residência, as equipes policiais encontraram duas mulheres, ambas responsáveis pelos animais. No local, foram encontrados diversos cães e gatos acorrentados, vivendo em meio à sujeira e sem água potável. Além dos maus-tratos, a polícia constatou a presença de drogas, como cocaína e crack. Ao redor dos cômodos haviam preservativos espalhados e expostos às duas crianças que moram no local.
As investigações revelaram também que as duas mulheres estavam desviando energia elétrica da rede pública para abastecer o imóvel. A prática é conhecida como “Gato”. Diante da gravidade da situação, as duas mulheres foram presas em flagrante pelos crimes de maus-tratos a animais, furto de energia elétrica, exposição ou abandono de pessoa incapaz e crime ambiental.
As crianças foram levadas e encaminhadas aos tios maternos. Já os cinco cães e três gatos resgatados foram encaminhados para o “Bem Estar Animal” em Sumaré, onde receberão os cuidados veterinários necessários. A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar as responsabilidades das envolvidas e o caso segue sob investigação.