Na manhã desta terça-feira (8), moradores de Jaguariúna protestam em frente à Prefeitura e à Câmara Municipal da cidade devido à falta de abastecimento de água em alguns bairros, como Vila 12 de Setembro e Mário Finotelli. O DAE (Departamento de Água e Esgoto) informou que está enfrentando dificuldades no bombeamento, mas que todos os bairros estão sendo atendidos diariamente.
Alguns munícipes relataram que estão sem água há dias, sem conseguir nem mesmo tomar banho. Durante a manifestação, eles fecharam a Rua Coronel Amâncio Bueno, no centro da cidade, e exigem a presença de vereadores para que o problema seja solucionado.
Outro lado
O DAE esclarece que, desde os recentes picos de energia da CPFL, tem enfrentado dificuldades no bombeamento, o que afeta temporariamente a distribuição de água. Além disso, devido à necessidade de fechar o sistema na parte da tarde, imóveis conectados diretamente à rede, sem caixa d’água, podem sofrer com a falta de água nesse período. A pressão da água também diminui ao longo do dia pela exaustão da rede.
Por meio de nota, o departamento conclui que está realizando manobras constantes para atender toda a cidade, embora não seja possível garantir o abastecimento ininterrupto durante as 24 horas.
A Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) informou por meio de nota que não foi acionada. “A CPFL Santa Cruz informa que a rede elétrica que atende Jaguariúna opera normalmente e esclarece que não foi acionada para comunicação de problemas relacionados ao fornecimento de energia no período informado”, disse a CPFL.