Você sabia que a palavra Halloween significa “véspera do Dia de Todos os Santos”? O nome deriva do inglês “All Hallow’s Eve”. “Hallow” é um termo antigo para “santo” e “eve” significa “véspera”.
Apesar de a festa ser realmente no dia anterior ao Dia de Todos os Santos, comemorado em 1° de novembro pela Igreja Católica, a origem é bem mais antiga do que isso.
O Dia das Bruxas, como é conhecido em português, tem como origem os festivais celtas, povo que vivia onde atualmente é a Irlanda. Segundo o historiador Odir Fontoura, um dos principais eventos celebrados por esses grupos era o Samhain, uma festa pagã que homenageava os ancestrais mortos.
O festival durava cerca de três dias e tinha início, mais ou menos, no que atualmente conhecemos como o dia 31 de outubro. Algumas teorias dizem que o evento servia para celebrar a colheita, e seu principal símbolo era a fogueira.
Também era comum que as pessoas tentassem prever o futuro uma das outras nessa data e cozinhassem comidas típicas da época. Já as crianças não pediam doces, mas passavam de casa em casa para orar pelas almas dos mortos e deixar oferendas.
Quando os irlandeses começaram a migrar para os Estados Unidos, por volta do século XIX, o Halloween se transformou e ganhou força. Antes com um sentido religioso, a festa começou a tomar uma forma mais lúdica e divertida, passando a envolver brincadeiras e fantasias.
A tradição antiga de bater de porta em porta para orar pelos antepassados virou o famoso “trick or treat”, chamado “doces ou travessuras” em português.
Apesar de ter tido sua origem há cerca de dois séculos, o Halloween segue sofrendo alterações e ganhando novas versões. No Brasil, por exemplo, foi criado o Dia do Saci em 2003, que também é comemorado no 31 de outubro. O objetivo é tentar evitar a ênfase na festa estrangeira e resgatar a cultura e o folclore nacionais.
*Do SBT News