fbpx
Search
Close this search box.

Rainha da Suécia visita Campinas e assina implementação de Lei de Proteção às crianças

A iniciativa representa um pacto inédito entre o município e a Childhood Brasil

Fotos: Rogério Capela

A Rainha da Suécia, Silvia Sommerlath, visita Campinas nesta segunda-feira (4), ao lado do Rei Carlos XVI Gustavo, e participa de uma cerimônia para a implementação de estratégias de proteção integral às crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência sexual.

A visita da monarca também marca a criação do primeiro Centro de Atendimento Integrado (CAI), concebido pela Childhood Brasil, instituição criada pela rainha há 25 anos. A iniciativa representa um pacto inédito entre o município, a Childhood Brasil, a Fundação FEAC e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Lais Peretto, diretora executiva da Childhood Brasil, explicou que a instituição luta principalmente contra a violência sexual contra crianças e adolescentes. “É muito bom ver um município que investe na educação, que investe na primeira infância, não apenas em equipamentos, mas também em equipes. E trazer a Rainha e o Rei para um equipamento público com essa qualidade de profissionais é realmente muito positivo”, disse.

O projeto já atua em Campinas desde 2021, juntamente com a Fundação FEAC, treinando toda a rede de proteção para atender crianças que são vítimas ou testemunhas de violência nos preceitos da lei.

Segundo o prefeito de Campinas Dário Saadi (Republicanos), esse protocolo de intenções tem como objetivo avançar na implementação da lei de escuta protegida (Lei 13.431/2017). “A prefeitura já vem discutindo isso, e o próximo passo, que é o objetivo principal, é implementar o centro de atendimento integral. Essa parceria vem para somar esforços”, contou.

Além da cerimônia, a Rainha Silvia visitou também uma unidade da CEI Espaço do Amanhã Adriana Missae Momma, no Campo Florido II.

World Childhood Foundation Brasil

A Childhood Brasil tem como objetivo a proteção à infância e à adolescência. O foco da instituição é o enfrentamento ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes.

O trabalho é feito por meio de programas e projetos para que a proteção da infância e da adolescência seja pauta de políticas públicas e privadas. Para isso, são formadas parcerias com empresas, sociedade civil e governos, oferecendo informações, soluções e estratégias para a questão da violência sexual contra crianças e adolescentes.

A luta é para que seja implementado integralmente o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A Childhood, defende que proteger meninos e meninas não é papel apenas dos pais ou responsáveis, mas de toda a sociedade.

Criada em 1999 pela Rainha Silvia da Suécia, a Childhood Brasil faz parte da World Childhood Foundation (Childhood), é uma instituição que conta ainda com escritórios na Suécia, na Alemanha e nos Estados Unidos. Além disso, a organização é certificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).

Sangue Brasileiro

Silvia Renate Sommerlath nasceu na Alemanha, em 1943, e é filha do empresário alemão Walther Sommerlath e da brasileira Alice Soares de Toledo. Ela passou parte de sua infância no Brasil, após o fim da Segunda Guerra Mundial, e tem fortes laços com o interior de São Paulo.

Autor

Mais lidas

Manifestantes fazem ato em Santos pelo fim da escala 6 x 1

Homem esfaqueia companheira e foge do local do crime em Indaiatuba

Mulher é investigada após levar bebê supostamente achado em lixeira à UPA

MP pede que trio acusado de matar Igor Peretto indenize família em R$ 300 mil

Igor Peretto descobriu a traição da esposa enquanto estava no carro com Mario Vitorino

VEJA TAMBÉM