Foco na construção de uma nova estrutura náutica e outras melhorias para fortalecer o setor são os atuais objetivos de um investimento inédito em Bertioga. O anúncio foi feito pelo Governo Estadual em um evento na última quarta-feira (6), em São Paulo, e inclui ações que buscam aumentar o fluxo de turistas e promover excursões marítimas na cidade.
Presente no evento, o diretor de Turismo de Bertioga, Filipe Toni Sofiati, afirmou que a prefeitura já iniciou estudos para identificar áreas estratégicas e licenciáveis para a instalação da nova estrutura. Segundo a administração, a previsão é que as obras de engenharia comecem no segundo semestre de 2025.
“Esta é a primeira vez que Bertioga é contemplada no Plano Estadual com previsão de recursos, o que é uma conquista para o município”, celebrou o diretor Sofiati. Além da nova estrutura náutica, Bertioga também fará parte dos circuitos de turismo marítimo e pesca esportiva, iniciativas do Governo do Estado para impulsionar o setor.
O Circuito Estadual de Turismo Náutico, por exemplo, deve integrar Bertioga a outros 117 municípios de São Paulo, criando roteiros de passeios marítimos. Já o Circuito Estadual de Turismo de Pesca Esportiva, que incluirá Bertioga e mais 65 cidades, busca promover a pesca esportiva em uma região que tem um dos maiores potenciais para essa prática no Brasil.
Para Filipe Sofiati, esses investimentos consolidam Bertioga como um destino turístico de excelência. “Esses programas não só reforçam nossa vocação natural para o turismo, mas também geram emprego e renda para a população. Com uma infraestrutura aprimorada e apoio ao turismo náutico e pesqueiro, Bertioga se firma cada vez mais como referência em turismo sustentável”, destacou.