A Praça Arautos da Paz, no Taquaral, foi tomada pela multidão durante o show-concerto do cantor e compositor Xande de Pilares com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, no início da noite deste domingo (24). A apresentação reuniu 25 mil pessoas e ficará marcada na memória da cidade e do público.
O espetáculo, gratuito, foi oferecido pelo Projeto Vivo Música em correalização com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.
O prefeito de Campinas, Dário Saadi acompanhou a apresentação. A secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli também prestigiou o evento, ao qual se referiu como “um presente para a cidade”.
A abertura do show ficou por conta do grupo Samba do Cosme, com um repertório de roda de samba e pagode. Em seguida, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas subiu ao palco com um “pocket show” de música clássica, tango e choro.
“Confesso que todos nós estamos apreensivos: vocês estão ouvindo samba, agora a gente vem tocar música clássica e depois volta o samba. Não é uma missão fácil. Mas esta é a prova de que a música não tem fronteiras e nem limites”, disse o maestro Carlos Prazeres.
Campinas, terra de Carlos Gomes e do sambista Laércio de Freitas, recebeu os aplausos do público. A Orquestra apresentou Danças romenas, Burrico de Pau, Bachianas 4, Mourão, Gabriel Oboe, Por una Cabeza e Viva Laércio.
Quando o maestro chamou o cantor Xande de Pilares, a multidão ovacionou. “Você é o cara”, disse Prazeres a ele. Xande disse: “é a segunda vez que eu canto com Orquestra no palco”. Prazeres retrucou: “Que seja a segunda de muitas”. Xande e Orquestra cantaram Clareou e O Show tem que continuar. Ao final, Xande agradeceu e pediu uma salva de palmas para a Sinfônica. “Foi uma grande satisfação poder cantar duas músicas com a Orquestra e espero que tenha oportunidade de cantar mais”.
Xande continuou o show com a sua banda, as músicas da turnê “Xande canta Caetano”. No repertório, Sampa, Luz do Sol, Qualquer Coisa, Reconvexo, Alegria, Alegria, Queixa, o Amor, Tigresa, Trem das Cores, Força Estranha.
A cada música Xande interagia com o público. “Muito feliz mesmo de estar em Campinas. Vou matar a saudade de Campinas em grande estilo”, disse. Em outro momento citou os dois times da cidade. “Para a galera de Campinas ainda bem que estou aqui prestigiando o torcedor do Guarani. Para a galera de Campinas olha que coisa eu não posso esquecer o torcedor da Ponte Preta. Para a galera de Campinas, muito obrigado, Xande canta Caetano”.
Acessibilidade
O show contou com interpretação simultânea em libras e com uma área reservada para Pessoas com Deficiência. A nutricionista Elizete Fuzzel e seu marido Reinaldo Signorelli assistiram ao show na área para PCD. Eles elogiaram a iniciativa e reivindicaram mais espaço para o público PCD.
O espetáculo conectou diferentes estilos e pessoas. Silmara de Paula veio da Vila Padre Manoel de Nóbrega com suas duas filhas gêmeas, Livia e Domênica. Elas estavam ansiosas pela “animação da galera” e para ouvir Xande Canta Caetano. “Gostamos de pagode, de forró e também do Caetano”, disseram.
O motorista de caminhão, Peterson Nascimento, levou a família de mais quatro pessoas, entre eles, o garoto Kelvin. O menino levou a bola para brincar enquanto o show não começava. Fã do cantor Xande, Peterson já assistiu shows dele no Rio de Janeiro e em Campinas. “Tem que ter mais shows como esse e de outros estilos também”.
Apoio
O show teve apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar, Emdec, Setec, Sanasa, Secretaria de Serviços Públicos e Secretaria de Esporte e Lazer.