Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Novo sistema de alertas de desastres da Defesa Civil

A população será alertada através de mensagens de texto
WhatsApp Image 2024-12-04 at 16.55.33

Foto: Divulgação/Defesa Civil

O Defesa Civil Alerta, novo sistema para emissão de alertas sobre desastres de grande perigo, começou a funcionar nesta quarta-feira (4) nos estados das regiões Sul e Sudeste. A ferramenta utiliza a rede de telefonia celular para enviar mensagens de texto com aviso sonoro, interrompendo qualquer conteúdo exibido na tela do celular, incluindo o modo silencioso.

Como funciona o sistema

O sistema emite alertas automaticamente para usuários em áreas de cobertura 4G e 5G que estejam sob risco iminente de alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, granizo e outros eventos críticos. Não é necessário realizar cadastro prévio, pois as mensagens serão disparadas diretamente para as áreas de risco.

Os alertas são elaborados pelas Defesas Civis municipais e estaduais, que analisam condições hidrológicas, meteorológicas e geológicas. A intenção é orientar a população sobre medidas de autoproteção e reduzir danos causados por desastres naturais.

Objetivo e desenvolvimento

O Defesa Civil Alerta foi criado para complementar outros mecanismos já existentes, como SMS, aplicativos de mensagem, notificações no Google e alertas em TVs por assinatura. Segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, a nova tecnologia busca ampliar a capacidade de prevenção e resposta em situações de emergência.

O sistema foi desenvolvido em parceria com o Ministério das Comunicações, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as principais operadoras de telefonia móvel do Brasil (Algar, Claro, Tim e Vivo).


Continua após a publicidade

Testes e aprovação

Antes do lançamento oficial, o sistema foi testado em 11 cidades brasileiras em um projeto-piloto realizado em agosto. Além disso, no último fim de semana, um alerta de demonstração foi enviado para 36 municípios do Rio Grande do Sul e para Belo Horizonte (MG).

Uma pesquisa feita durante a fase de testes revelou aprovação significativa: 87% dos participantes avaliaram a ferramenta como positiva.

Alertas de grande perigo

O Defesa Civil Alerta é exclusivo para desastres classificados como de grande perigo, oferecendo uma abordagem mais direta e abrangente. Outros mecanismos, como o envio de mensagens por SMS ou plataformas digitais, seguem ativos para eventos de menor gravidade.

A implementação do sistema representa um avanço no uso da tecnologia para salvar vidas, reforçando a importância de um monitoramento preventivo em situações críticas.

Mais lidas
campinas investimentos carlos bassan prefeitura de campinas

Região de Campinas concentra maior volume de investimentos na indústria em SP nos últimos 3 anos

A Teoria do Elo expõe a correlação entre violência doméstica e maus-tratos animal (Foto: arquivo pessoal)

O que é a Teoria do Elo, a conexão oculta entre violência doméstica e maus-tratos a animais?

barcelona treino borussia champions German Parga FC Barcelona

Saiba onde assistir Borussia x Barcelona pela Champions League

Rota do Café (Foto: Divulgação/SECOM)

Bragança Paulista avança na criação da “Rota do Café” como novo eixo do turismo rural

IMG_9915

Conheça o novo estádio provisório do Bragantino! Investimento de R$ 22 milhões

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.

add_action( 'wp_footer', function(){ ?> const lazyloadRunObserver = () => { const lazyloadBackgrounds = document.querySelectorAll( `.e-con.e-parent:not(.e-lazyloaded)` ); const lazyloadBackgroundObserver = new IntersectionObserver( ( entries ) => { entries.forEach( ( entry ) => { if ( entry.isIntersecting ) { let lazyloadBackground = entry.target; if( lazyloadBackground ) { lazyloadBackground.classList.add( 'e-lazyloaded' ); } lazyloadBackgroundObserver.unobserve( entry.target ); } }); }, { rootMargin: '200px 0px 200px 0px' } ); lazyloadBackgrounds.forEach( ( lazyloadBackground ) => { lazyloadBackgroundObserver.observe( lazyloadBackground ); } ); }; const events = [ 'DOMContentLoaded', 'elementor/lazyload/observe', ]; events.forEach( ( event ) => { document.addEventListener( event, lazyloadRunObserver ); } );