Ivan Martins Colares, de 38 anos, filiado ao PCdoB – Foto: Google/Divulgação
Um vereador de Peruíbe foi preso sob acusação de estupro de vulnerável. Ivan Martins Colares, de 38 anos, filiado ao PCdoB, era considerado procurado pela Justiça e foi capturado pela Polícia Civil nesta terça-feira (10), em sua residência no bairro Balneário Samburá.
De acordo com a Polícia Civil, a vítima tem 14 anos. O processo corre sob segredo de Justiça, e o sexo da vítima não foi divulgado. A prisão foi efetuada durante o cumprimento de um mandado de prisão temporária.
Investigação e repercussão do caso em Peruíbe
Após a prisão, o vereador foi encaminhado à delegacia sede de Peruíbe, onde o caso foi registrado. Ele passou por audiência de custódia nesta quarta-feira (11) e permanece preso.
Em nota, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) confirmou a prisão do parlamentar.
“Policiais civis realizaram o cumprimento do mandado de prisão temporária expedido pela Comarca da cidade. O caso foi registrado na Delegacia de Peruíbe e o indiciado permaneceu à disposição da Justiça”, infomou através de nota.
O gabinete do parlamentar confirmou a prisão, mas afirmou desconhecer o motivo e declarou não ter contato com a defesa. Em nota, a Câmara Municipal de Peruíbe informou estar ciente do caso, mas até o momento não recebeu comunicação oficial.
O caso segue em investigação pela Polícia Civil, e as autoridades não forneceram detalhes adicionais devido à natureza sigilosa do processo.
A prisão do vereador repercutiu amplamente na cidade, gerando indignação e expectativa por esclarecimentos. A sociedade local aguarda um posicionamento oficial das autoridades para os desdobramentos do caso.
Partido do vereador acusado de pedofilia se manifestou
O Partido Comunista do Brasil (PCdoB), ao qual Ivan Martins Colares é filiado, emitiu nota oficial sobre o ocorrido. Confira abaixo na íntegra:
A direção estadual do PCdoB foi surpreendida pelas acusações ao vereador Ivan Martins Colares de Peruíbe e estarrecida vem à público se posicionar.
O PCdoB tem um histórico de luta em defesa dos direitos humanos e da igualdade de gênero, por uma sociedade livre de opressões e violência, onde todos possam viver em segurança, com autonomia e respeito. De acordo com o Estatuto do PCdoB, é imperativa a aplicação de medidas disciplinares severas a qualquer filiado cuja conduta seja incompatível com os princípios partidários. Portanto em nenhuma hipótese podemos tolerar esse tipo de conduta das quais Martins é acusado.
Em função disso, a direção estadual do PCdoB SP, decide pelo imediato desligamento do vereador Ivan do partido, medida já efetivada, bem como a instauração de medida disciplinar para a sua expulsão.
Manifestamos nossa inteira solidariedade à vitima e aos seus amigos e familiares e reafirmamos nosso compromisso de seguirmos firmes em defesa de uma sociedade mais justa e humana para todos.