A associação de críticos dos Estados Unidos anunciou a indicação do filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” a Melhor Filme de Língua Estrangeira, no Critics Choice Awards 2025. A cerimônia acontecerá no dia 12 de janeiro, em Santa Monica, na Califórnia.
Essa mesma associação homenageou o filme na premiação “Latino Celebration”, no dia 22 de outubro,
O filme retrata a história de Eunice Paiva, esposa do deputado cassado Rubens Paiva, que foi capturado e morto pela ditadura militar.
*Com informações do SBT News
Veja todos os indicados a Melhor Filme de Língua Estrangeira:
- “Ainda estou aqui”
- “Tudo Que Imaginamos Como Luz”
- “Emilia Pérez”
- “Flow”
- “The Seed of the Sacred Fig”
- “Kneecap – Música e Liberdade”
Veja também
‘Ainda Estou Aqui’ e Fernanda Torres são indicados ao Globo de Ouro 2025
Protagonista do filme nasceu em Santos
O protagonista do filme “Ainda Estou Aqui”, Rubens Paiva, nasceu em Santos. Apesar de não mostrar a infância e a juventude dele no longa, o deputado cassado tem uma longa história com a cidade.
Rubens Paiva nasceu em Santos no dia 26 de dezembro de 1929. O deputado estudou no Colégio Santista, então pertencente aos Irmãos Maristas, e que recebia apenas alunos do sexo masculino.
Localizada no bairro da Vila Nova, a escola completou neste ano 120 anos de fundação, depois de ter passado por um incêndio em 1953 e de ser municipalizada em 2009, tornando-se a UME Colégio Santista.
Rubens Paiva morou durante alguns anos no bairro do Boqueirão e, mais tarde, casado e com filhos, mudou-se para São Vicente.