Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Ressaca de Ano-Novo? Veja dicas de como aliviar sintomas

Descanso, hidratação e consumo de alimentos leves ajudam a amenizar os efeitos da bebedeira
bebida_ressaca_33edf5cfd2

Ano-Novo é a data em que os brasileiros mais procuram por meios de curar a ressaca. E quem diz isso são os dados do Google Trends. Nos últimos 4 anos, os maiores picos de procura pelo termo no buscador aconteceram nas viradas de ano. Até o Carnaval perdeu para o Réveillon em termos de bebedeira!

SBT News conversou com o médico Luis Fernando Penna, líder do pronto atendimento do Hospital Sírio-Libanês, para responder a essa e a outras perguntas que tomaram o Google nesta quarta-feira (1º).

Como curar a ressaca?

Não há um remédio que cure a ressaca. Segundo o médico, os medicamentos usados depois do consumo excessivo de álcool são apenas sintomáticos, ou seja, usados para os incômodos que a bebida vai gerar no seu corpo. Se tiver dor de cabeça, um analgésico; se sentir enjoo, um remédio para náusea.

“Não tem um medicamento específico que combata a ressaca ou diminua o tempo dela, apenas os sintomáticos mesmo. E uma boa hidratação, com consumo de alimentos leves nas 24 horas seguintes da ingesta de álcool em excesso”, diz Penna.

Quanto tempo dura a ressaca?

Segundo o médico, a pessoa que exagerou no consumo de álcool costuma começar a sentir os sintomas depois de 8 a 12 horas. É o começo da ressaca.

Os sintomas persistem por cerca de 24h, mas o efeito pode ser reduzido se cuidados como descansar, se hidratar e consumir alimentos leves forem seguidos.


Continua após a publicidade

“Tem pessoas que acabam tendo menor efeito da ressaca que outros, mas isso é de cada corpo e também da ação dos componentes tóxicos do álcool dentro do corpo”, destaca Penna.

Quais são os principais sintomas da ressaca?

  • dor de cabeça
  • náusea
  • falta de apetite
  • desidratação

Quando procurar ajuda médica?

De acordo com Penna, pessoas que estão consumindo bebida alcoólica devem evitar esforço físico intenso, não associar medicações que sejam controladas – como ansiolíticos ou analgésicos opioides – e não usar drogas ilícitas. Os sinais de alerta para procurar atendimento médico são:

  • sonolência
  • perda de consciência
  • dores no peito
  • desmaios
  • vômitos

*Do SBT News*

Mais lidas
A Teoria do Elo expõe a correlação entre violência doméstica e maus-tratos animal (Foto: arquivo pessoal)

O que é a Teoria do Elo, a conexão oculta entre violência doméstica e maus-tratos a animais?

Cachorro não foi abandonado e família explicou o que ocorreu no vídeo

Vídeo de cachorro correndo atrás de carro gera mal-entendido

Feriado de Tiradentes (Foto: Acervo Público)

Dia de Tiradentes é ponto facultativo ou feriado nacional? Entenda

IMG_9854

Arsenal vence Real Madrid com gol de Martinelli e está nas semifinais

IMG_9915

Conheça o novo estádio provisório do Bragantino! Investimento de R$ 22 milhões

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.

add_action( 'wp_footer', function(){ ?> const lazyloadRunObserver = () => { const lazyloadBackgrounds = document.querySelectorAll( `.e-con.e-parent:not(.e-lazyloaded)` ); const lazyloadBackgroundObserver = new IntersectionObserver( ( entries ) => { entries.forEach( ( entry ) => { if ( entry.isIntersecting ) { let lazyloadBackground = entry.target; if( lazyloadBackground ) { lazyloadBackground.classList.add( 'e-lazyloaded' ); } lazyloadBackgroundObserver.unobserve( entry.target ); } }); }, { rootMargin: '200px 0px 200px 0px' } ); lazyloadBackgrounds.forEach( ( lazyloadBackground ) => { lazyloadBackgroundObserver.observe( lazyloadBackground ); } ); }; const events = [ 'DOMContentLoaded', 'elementor/lazyload/observe', ]; events.forEach( ( event ) => { document.addEventListener( event, lazyloadRunObserver ); } );