A primeira morte por dengue em Amparo foi confirmada na manhã desta quarta-feira (22) pela Secretaria Municipal de Saúde. A vítima, uma mulher de 46 anos, faleceu no dia 4 de janeiro. Amparo tem, atualmente, outras quatro mortes em investigação e 321 casos confirmados de dengue.
A Prefeitura tem enfrentado o crescimento exponencial no número de casos neste início de ano, com diversas frentes de trabalho. Amparo é o primeiro município da Região de Campinas a decretar estado de emergência em saúde pública, no dia 14 de janeiro. Por meio do decreto, a Prefeitura prevê a contratação de novos agentes de endemias e agentes comunitários para intensificar as ações.
Os serviços de zeladoria também foram intensificados, com a limpeza de espaços públicos, coleta seletiva e de materiais volumosos descartados pela população em pontos irregulares, além da instalação de 3 novos ecopontos e a contratação de mais caçambas para o recolhimento de materiais volumosos.
No próximo sábado (25), ocorre em Amparo o Dia D de combate à dengue, que será concentrado no bairro Silvestre, um dos locais com maior foco do mosquito Aedes aegypti, com vistorias casa a casa pelos agentes de endemias e, posteriormente, a aplicação do fumacê.