Foto: Agência Câmara
A Câmara dos Deputados elegeu, no último sábado, seus membros para a presidência e as mesas diretoras que atuarão no biênio 2025-2026. O deputado federal e representante da Baixada Santista, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), foi escolhido como 4º suplente da Mesa Diretora, com 371 votos.
Paulo Alexandre destacou a conquista nas redes sociais, celebrando o espaço alcançado em apenas dois anos de mandato. “Estamos nesse grupo seleto de 11 deputados que estarão à frente da Mesa Diretora. Vamos conquistar ainda mais avanços para a nossa região!”, afirmou.
O parlamentar é reconhecido por sua liderança no Congresso, sendo o primeiro da região a presidir comissões como a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN). Ele também lidera frentes estratégicas, como o Túnel Santos-Guarujá, e sua trajetória inclui cargos de destaque no Legislativo e Executivo.
Câmara dos Deputados elege nova Mesa Diretora para os próximos dois anos; confira
A Mesa Diretora, composta por 11 dos 513 deputados, é responsável por organizar os trabalhos legislativos e a administração da Câmara. Entre seus integrantes estão o presidente, vice-presidentes, secretários e suplentes. Hugo Motta (Republicanos-PB) foi eleito presidente da Casa com 444 votos. Confira:
- 1º vice-presidente: Altineu Côrtes (PL-RJ) com 440 votos
- 2º vice-presidente: Elmar Nascimento (União Brasil-BA) com 427 votos
- 1º secretário: Carlos Veras (PT-PE) com 427 votos
- 2ª secretária: Lula da Fonte (PP-PE) com 437 votos
- 3º secretário: Delegada Katarina (PSD-SE) com 445 votos
- 4º secretário: Sérgio Souza (MDB-PR) com 432 votos
Foram eleitos como suplentes:
- 1° suplente: Antônio Carlos Rodrigues (PL-SP) com 395 votos
- 2° suplente: Paulo Folletto (PSB-ES) com 389 votos
- 3° suplente: Dr. Victor Linhares (Podemos-ES) com 388 votos
- 4° suplente: Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP) com 371 votos
A eleição seguiu critérios de proporcionalidade partidária e acordos entre legendas, com objetivo de garantir representatividade na Mesa. O PT, por exemplo, cedeu uma vaga de suplente ao PSB. Os resultados foram definidos por votação eletrônica e secreta.