O Bonde Camarão, um dos elétricos da Linha Turística de Santos, agora funciona com energia solar. A novidade busca impactar a economia e fomentar sustentabilidade, aliando tecnologia moderna à preservação histórica. O veículo centenário é uma das atrações turísticas mais queridas da cidade.
De acordo com a Prefeitura de Santos, o sistema solar foi implementado em 60 dias, incluindo o tempo de aquisição e testes finais. Ele abastece os sistemas de iluminação e multimídia, substituindo equipamentos mais caros e de manutenção complexa. A mudança reduz custos e ruídos durante os passeios pelo Centro Histórico.
Conforme o engenheiro Marcos Rogério Nascimento, responsável pela equipe técnica da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), o novo sistema custa cerca de R$ 1.500. Esse valor representa 20% do modelo anterior. Além disso, a manutenção é mais prática e rápida, com limpeza semanal em apenas 15 minutos.
Ideia
A ideia de usar energia solar nos bondes surgiu há cinco anos, segundo o técnico Cremilton Jesus de Oliveira. Na época, os recursos disponíveis tornaram o projeto inviável. Hoje, com avanços tecnológicos, foi possível executar a proposta com apenas uma placa fotovoltaica.
O painel solar instalado no teto alimenta sistemas auxiliares como luzes internas, setas e caixa de som. Oliveira destaca que a bateria é carregada em 10 a 15 minutos com luminosidade natural.
“É simples, eficiente e reduz ruídos durante as viagens”, afirmou o técnico.
A evolução dos equipamentos de energia solar tornou o projeto mais viável, como explica Marcos Rogério. A próxima placa, destinada a outro bonde, será mais potente e eficiente, mas terá o mesmo tamanho da atual.
Inovação
O Bonde Camarão, de 1911, foi o primeiro a receber essa tecnologia como projeto-piloto. Diante do sucesso, outros veículos da frota também terão painéis solares. Os próximos na lista são o Bonde Pelé e o Bonde Aberto, segundo a CET-Santos.
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Apesar da inovação, a equipe trabalhou para manter as características históricas do bonde. A bateria e os cabos foram instalados de forma discreta, sem interferir na estética interna. Assim, o Bonde Camarão continua proporcionando uma experiência autêntica aos passageiros.
Com estrutura original de madeira cabreúva, o Bonde Camarão foi projetado nos anos 1950 e modernizado ao longo do tempo. Ele começou a circular na Linha Turística em 2002, destacando-se pela preservação histórica e relevância cultural para Santos.
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Transformações
O veículo já passou por diversas transformações visuais. Em 2011, foi pintado de branco e azul, tornando-se o Bonde Baleia, em homenagem ao tricampeonato do Santos na Libertadores. Dois anos depois, voltou à cor original, vermelho e prata.
Atualmente, o Bonde Camarão tem cor verde e capacidade para 28 passageiros. Ele também conta com reproduções de propagandas da época em que os elétricos operavam regularmente na cidade. Suas viagens pelo Centro Histórico são um atrativo consolidado para turistas e moradores.
Além de ser sustentável, o sistema com energia solar é econômico. “O projeto-piloto nos mostrou que é possível ampliar essa tecnologia para outros bondes da frota”, comentou Marcos Rogério. A experiência positiva já orienta os próximos passos da CET-Santos.