Petrobras realiza paralisação de 24 horas em todo o Brasil

petrobras greve

Funcionários da Petrobras de todo o Brasil realizam nesta quarta-feira (26) uma paralisação de 24 horas, contra o que eles chamam de “greve de advertência”. 

Segundo o coordenador geral do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista (Sindipetro), Márcio André da Silva, a greve questionava algumas decisões da direção da empresa.

Entre as reivindicações estão a diminuição em 30% na Participação dos Lucros e Resultados (PLR), o aumento de mais um dia de trabalho presencial para o administrativo e manutenção do efetivo abaixo do necessário. 

“É uma greve de 24 horas com algumas pautas. A principal é a questão da PLR, no ano passado fechamos um acordo com piso e teto, mas quando chegou o final do ano, a Petrobras fez um lançamento contábil e reduziu em mais de 30% o valor. A categoria entendeu que a empresa realizou uma manobra para reduzir o pagamento da PLR para os funcionários”, explicou ele. 

Nos prédios administrativos, a equipe trabalha em regime híbrido, com dois dias presenciais. As regras do home office não estão no acordo coletivo do Sindipetro, mas o sindicato pede que essas regras entrem no acordo coletivo, para que alterações como essa sejam discutidas com a categoria. 

Com o processo de privatização no governo anterior, houve uma saída gigantesca de trabalhadores. Mas nas unidades e bases que não foram privatizadas o efetivo de funcionários está abaixo do necessário. 

“Ficou muito reduzido e a atual gestão da empresa não está repondo esse efetivo, está inseguro. A gente quer um aceleramento no aumento desse efetivo para que seja mais seguro”, reforçou Márcio. 


Continua após a publicidade

O que diz a Petrobras?

Em nota, a Petrobras informou que não houve impacto na produção de petróleo e derivados da companhia por conta da greve. A empresa afirmou ainda que respeita o direito de manifestação dos empregados e tem mantido diálogo aberto com as entidades sindicais sobre os ajustes ao modelo híbrido de trabalho, que aumentará de dois para três dias na semana o período de trabalho presencial. 

A partir de 7 de abril de 2025, todos os empregados da Petrobras devem cumprir três dias de trabalho presencial na semana. A companhia afirmou que apresentou proposta às entidades sindicais de acordo específico de trabalho para pactuar esse ajuste pelo período de dois anos.

A respeito do quadro de efetivos, a Petrobras alegou que vem repondo seu efetivo de trabalhadores e já convocou mais de 1.900 novos empregados em 2024. A companhia afirmou ainda que já anunciou publicamente que irá contratar 1.780 novos empregados ao longo de 2025, por meio de concurso público de nível técnico. 

Por fim, sobre a redução na PLR, a Petrobras afirmou somente que negociou com as entidades sindicais um acordo de PLR para o período 2024/2025, que será cumprido integralmente pela companhia.

Mais lidas
professor abuso.png

Professor é preso suspeito de abusar de adolescente em banheiro público

Dorival Júnior foi demitido do cargo de técnico da Seleção Brasileira rafael ribeiro cbf

Dorival é demitido da Seleção Brasileira e CBF pagará multa milionária

WhatsApp Image 2025-03-30 at 16.13.25

Mulher com licenciamento vencido foge de blitz e bate carro em poste

WhatsApp Image 2025-03-31 at 09.58.31

Usuário de drogas, neto mata avó com golpes de marreta

grávida ameaça médico

Grávida ameaça bater em médico após ele negar atestado

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.