Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

“Lista suja” do trabalho escravo inclui 155 novos empregadores, com foco no trabalho doméstico e no setor rural

Conhecido como “Lista Suja”, o documento passou a contar com 155 novas inclusões, sendo 18 delas relativas a casos de trabalho doméstico.
Governo Federal atualiza "Lista suja" de fazendas (Foto: Unsplash)

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) atualizou nesta quarta-feira (9) o Cadastro de Empregadores que submeteram trabalhadores a condições análogas à escravidão. Conhecido como “Lista Suja”, o documento passou a contar com 155 novas inclusões, sendo 18 delas relativas a casos de trabalho doméstico. A publicação é feita pela Secretaria de Inspeção do Trabalho a cada seis meses.

Entre os setores com maior número de ocorrências estão:

  • Criação de bovinos (21)
  • Cultivo de café (20)
  • Trabalho doméstico (18)
  • Produção de carvão vegetal (10) 
  • Extração de minerais diversos (7)

Conforme uma portaria publicada pelo Ministério, os nomes permanecem no cadastro por dois anos. Por isso, no último dia 4 de abril, o MTE retirou 120 empregadores que já haviam cumprido esse prazo.

A inclusão na lista só ocorre após a conclusão de processo administrativo, em que é comprovada a validade do auto de infração lavrado durante as ações de fiscalização. Empregadores, sejam pessoas físicas ou jurídicas, têm direito à defesa e podem recorrer em duas instâncias antes da decisão final.

Fiscalização e entendimento jurídico

A atuação dos auditores-fiscais do trabalho pode contar com o apoio de órgãos como o Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Federal (MPF), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Defensoria Pública da União e outras forças de segurança. Os autos de infração descrevem tanto as irregularidades gerais quanto a caracterização do trabalho análogo à escravidão.


Continua após a publicidade

O Supremo Tribunal Federal (STF) já reconheceu a constitucionalidade da “Lista Suja”, reforçando que ela não representa punição, mas um instrumento de transparência, conforme a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011).

A publicação do cadastro é uma das estratégias adotadas pelo governo federal para cumprir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 8.7 da Agenda 2030 da ONU, que prevê a eliminação do trabalho forçado, da escravidão moderna e do tráfico de pessoas.

Autor

  • Iago Yoshimi Seo

    Jornalista de profundidade, autor do livro A Teoria de Tudo Social: Democracia LTDA., e ambicioso por política e debates

Mais lidas
A Teoria do Elo expõe a correlação entre violência doméstica e maus-tratos animal (Foto: arquivo pessoal)

O que é a Teoria do Elo, a conexão oculta entre violência doméstica e maus-tratos a animais?

Cachorro não foi abandonado e família explicou o que ocorreu no vídeo

Vídeo de cachorro correndo atrás de carro gera mal-entendido

Feriado de Tiradentes (Foto: Acervo Público)

Dia de Tiradentes é ponto facultativo ou feriado nacional? Entenda

IMG_9854

Arsenal vence Real Madrid com gol de Martinelli e está nas semifinais

IMG_9915

Conheça o novo estádio provisório do Bragantino! Investimento de R$ 22 milhões

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.

add_action( 'wp_footer', function(){ ?> const lazyloadRunObserver = () => { const lazyloadBackgrounds = document.querySelectorAll( `.e-con.e-parent:not(.e-lazyloaded)` ); const lazyloadBackgroundObserver = new IntersectionObserver( ( entries ) => { entries.forEach( ( entry ) => { if ( entry.isIntersecting ) { let lazyloadBackground = entry.target; if( lazyloadBackground ) { lazyloadBackground.classList.add( 'e-lazyloaded' ); } lazyloadBackgroundObserver.unobserve( entry.target ); } }); }, { rootMargin: '200px 0px 200px 0px' } ); lazyloadBackgrounds.forEach( ( lazyloadBackground ) => { lazyloadBackgroundObserver.observe( lazyloadBackground ); } ); }; const events = [ 'DOMContentLoaded', 'elementor/lazyload/observe', ]; events.forEach( ( event ) => { document.addEventListener( event, lazyloadRunObserver ); } );