Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Anvisa aprova primeira vacina contra chikungunya no Brasil; quais os próximos passos?

autorização, publicada nesta segunda-feira (14) no Diário Oficial da União, permite a aplicação do imunizante em pessoas com 18 anos ou mais em todo o território nacional.
vacina-dengue.webp

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro definitivo da vacina contra chikungunya desenvolvida pelo Instituto Butantan, em parceria com a farmacêutica Valneva. A autorização, publicada nesta segunda-feira (14) no Diário Oficial da União, permite a aplicação do imunizante em pessoas com 18 anos ou mais em todo o território nacional.

Com a liberação, o Brasil passa a contar com a primeira vacina oficialmente aprovada contra a doença, que já atingiu 620 mil pessoas no mundo apenas em 2024. A chikungunya é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, também vetor da dengue e do zika vírus, e pode causar dores articulares intensas e crônicas, além de febre alta e outros sintomas debilitantes.

Vacina contra chikungunya desenvolvida pelo Instituto Butantan

Resultados de eficácia da vacina do Butantan

O pedido de registro foi protocolado em dezembro de 2023, após a aprovação da vacina nos Estados Unidos pelo FDA. O estudo clínico de fase 3, realizado com adolescentes brasileiros, indicou a formação de anticorpos neutralizantes em 100% dos voluntários com infecção prévia e em 98,8% daqueles sem exposição anterior ao vírus. A eficácia se manteve em 99,1% dos participantes após seis meses.

Os efeitos adversos observados foram, em sua maioria, leves ou moderados, com destaque para dor de cabeça, febre, dores no corpo e fadiga.

“A partir da aprovação pelo CONITEC, a vacina poderá ser fornecida estrategicamente. No caso da chikungunya, é possível que o plano do Ministério seja vacinar primeiro os residentes de regiões endêmicas, ou seja, que concentram mais casos”, disse o diretor do Instituto Butantan, Esper Kallás.


Continua após a publicidade

Próximos passos

Apesar da aprovação, o imunizante ainda depende de novas etapas para ser incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS). O Instituto Butantan desenvolve uma nova formulação com insumos nacionais, voltada para facilitar a inclusão da vacina no Programa Nacional de Imunizações. A decisão final caberá à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) e aos demais órgãos responsáveis pela política pública de saúde.

A chikungunya é considerada uma das arboviroses com maior impacto prolongado sobre a qualidade de vida dos infectados. Além da forma aguda, que pode incluir:

  • Febre acima de 38,5 °C
  • Dores nas articulações
  • Manchas vermelhas
  • Mal-estar geral
  • Há registros de sequelas articulares persistentes e até de óbitos relacionados à doença.

Autor

  • Iago Yoshimi Seo

    Jornalista de profundidade, autor do livro A Teoria de Tudo Social: Democracia LTDA., e ambicioso por política e debates

Mais lidas
cocaína viracopos

PF prende homem com cocaína líquida escondida em embalagens de produtos de higiene em Viracopos

roubo-banco.jpeg

Homem suspeito de participar de ataque a banco em Guaxupé, no interior de MG, é preso em Campinas

Morte de Lula Morre Lula Gilvan da Federal deputado

Vídeo: na Câmara, deputado deseja morte de Lula: “Quero que o Lula morra”

apreensao-bolivianos.jpeg

Bolivianos são presos com 20 kg de cocaína em operação contra tráfico de drogas

IMG_9596

Guarani contrata atacante que estava na Série A2 do Paulista

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.