Campinas aderiu o programa estadual “Integra Resíduos”, voltado à gestão regionalizada e sustentável do lixo. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (17) pelo prefeito Dário Saadi, durante reunião extraordinária do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas, da qual ele é presidente.
O evento contou com a presença da secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado, Natália Resende, e de prefeitos da região.
“Campinas está dentro. A destinação do lixo é um desafio para todas as cidades. Precisamos de soluções ambientalmente responsáveis, e Campinas vai participar com suas 1.300 toneladas de resíduos por dia”, afirmou Dário, anunciando que Campinas aderiu programa estadual.
Solução regional e geração de energia
Integra Resíduos prioriza reciclagem e tecnologias de aproveitamento
O programa Integra Resíduos prevê a criação de unidades metropolitanas de destinação de resíduos, com concessão de serviços para garantir tratamento adequado, priorizando reciclagem e tecnologias de aproveitamento, como a geração de energia.
A proposta leva em conta a distância entre municípios, volume de resíduos gerados e infraestrutura disponível, respeitando as particularidades de cada cidade, segundo a secretária Natália Resende.
Continua após a publicidade
“O plano regional é importante porque olha para a especificidade de cada município”, reforçou.
Inclusão dos catadores
Campinas adere programa estadual Integra Resíduos
Outra frente do programa é a valorização dos catadores de recicláveis, que poderão ser reconhecidos e capacitados como agentes ambientais, promovendo dignidade e profissionalização ao trabalho que já realizam nas cidades.
Mais municípios podem aderir ao Integra Resíduos
Campinas adere programa estadual nesta quinta-feira
Além de Campinas, Santa Bárbara d’Oeste, Monte Mor, Pedreira, Valinhos e Nova Odessa também confirmaram adesão. Dário Saadi estabeleceu o dia 25 de abril como prazo para que os demais municípios da RMC sinalizem interesse em integrar o projeto.