Campinas tem 128 feiras livres por semana, de terça a domingo, em diversos bairros da cidade. As feiras são uma tradição cultural da metrópole, conhecidas por oferecer produtos frescos, preços acessíveis e uma grande variedade de aromas, sabores e experiências.
Espalhadas por todas as regiões da cidade, as feiras são o lugar ideal para comprar frutas, verduras e legumes colhidos no tempo certo. Também é possível experimentar o famoso pastel com caldo de cana, além de encontrar barracas com roupas, calçados, eletrônicos, produtos artesanais e até itens de perfumaria.
A maioria das feiras livres acontece durante o dia
Ao todo, 86 são diurnas, das 7h às 12h; Campinas tem 128
Das 128 feiras realizadas semanalmente em Campinas, 86 são diurnas, com funcionamento das 7h às 12h. Elas ocorrem de terça a domingo, sendo o domingo o dia com maior número de feiras, com 21 realizadas em diferentes bairros.
Pouca gente sabe, mas a regulamentação das feiras livres na cidade foi criada em julho de 1962, durante a gestão do então prefeito Miguel Vicente Cury. Na época, eram apenas 15 feiras ativas, funcionando entre quinta-feira e domingo.
Mais de seis décadas depois, algumas feiras tradicionais seguem firmes e fazem parte da rotina de muitos moradores:
- Rua Joaquim de Paula Souza, no Jardim Proença – quintas-feiras
- Rua Maria Monteiro, no Cambuí – sábados
- Avenida General Marcondes Salgado, no Bosque – sextas-feiras
Eventos noturnos ganham força e atraem famílias
Nos últimos anos, cresceu o número de feiras noturnas em Campinas, pensadas para quem não pode frequentar as feiras tradicionais durante o dia. São 42 opções funcionando de terça a sexta-feira, sempre das 17h às 22h.
Continua após a publicidade
Além da venda de hortifrúti, essas feiras se tornaram pontos de encontro entre amigos, famílias e vizinhos. Muitas delas contam com food trucks, música ao vivo, brinquedos para as crianças e um clima descontraído, com presença de pets e um ambiente seguro e acolhedor.
Quer trabalhar em uma?
Quem quiser trabalhar com uma banca em feira livre precisa de autorização da Setec (Serviços Técnicos Gerais de Campinas). O interessado deve comparecer à sede da autarquia, na Praça Voluntários de 32, no Swift, e preencher um requerimento com o tipo de produto a ser vendido e o tamanho da barraca.
Para mais informações:
Confira as listas completas
Quer saber onde estão as feiras mais próximas de você? Veja os endereços: