O Hospital Público Municipal de Rio Claro, inaugurado em março atendendo apenas pacientes com dengue, está expandindo os atendimentos a pessoas com outras patologias encaminhadas pelas unidades de pronto atendimento (UPAs) da cidade.
“A internação é feita a partir de avaliação médica nas UPAs”, explicou Marco Aurélio Mestrinel, presidente da Fundação Municipal de Saúde. Há casos em que o paciente é direcionado para leito de observação na própria UPA e há casos de maior complexidade em que o encaminhamento é para internação na Santa Casa. “O hospital municipal não substitui o serviço de internação realizado na Santa Casa. O que temos é uma soma de esforços, resultando em importante reforço ao trabalho que vem sendo realizado”, acrescentou Mestrinel.
Construído no bairro Cervezão pela Prefeitura de Rio Claro, o Hospital Público Municipal tem 20 leitos em funcionamento e realiza, além de internações, exames laboratoriais. A estrutura é distribuída em dois andares e inclui leitos preparados para UTI, enfermaria, duas salas cirúrgicas e equipamentos para exames de imagem.
Continua após a publicidade
“O hospital representa a concretização de um sonho que a população de Rio Claro sonhava há mais de década e que trará grandes benefícios aos setores de saúde de nossa cidade”, destacou o prefeito Gustavo Perissinotto (PSD).
Quem precisar de atendimento médico deve continuar procurando a unidade básica de saúde ou unidade de saúde da família mais próxima de casa. Em casos urgentes, o atendimento é nas UPAs do Cervezão e do Bairro do Estádio.