Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Sabesp usa inteligência artificial para detectar vazamentos em SP

Imagens de satélite também fazem parte de projeto inovador da companhia
sabesp-inteligência-artificial

Combinando inteligência artificial e imagens de satélite, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) quer revolucionar o combate ao desperdício de água na Região Metropolitana de São Paulo. A nova tecnologia identifica vazamentos de forma mais precisa e eficiente, multiplicando por cinco os resultados obtidos pelos métodos tradicionais.

De acordo com a Sabesp, o projeto piloto foi realizado na Consolação, bairro paulista com desafios estruturais devido a interferências no subsolo, como redes de gás e eletricidade, além do tráfego intenso. Já a área escolhida para os testes abrange bairros estratégicos, incluindo , Cambuci, Liberdade e Mooca.

Nos testes, foram analisados 50 quilômetros de tubulações. Enquanto os métodos tradicionais identificaram 14 vazamentos, a tecnologia inovadora detectou 81. Isso inclui vazamentos pequenos, invisíveis aos métodos acústicos, que podem representar grandes perdas ao longo do tempo.

“Com os satélites, analisamos o solo e identificamos vazamentos com base em diferenças de calor, facilitando o direcionamento das equipes de reparo”, afirmou Débora Pierini Longo, diretora de Operação da Sabesp. Segundo ela, a combinação de métodos tradicionais e IA melhora os resultados e otimiza os recursos.


Continua após a publicidade

Satélites também fazem parte do projeto inovador da Sabesp

Após o sucesso do piloto, a Sabesp planeja expandir a tecnologia para 15 cidades, como Osasco, Guarulhos e Itaquaquecetuba, que concentram 17% das perdas de água da empresa. A meta é reduzir os 29,5% de água desperdiçada em sua área de atuação, que abrange 375 municípios no Estado de São Paulo.

A tecnologia tem como vantagem não exigir instalação de equipamentos físicos. Os satélites captam sinais de solo úmido a até três metros de profundidade, enquanto a inteligência artificial processa os dados para indicar os pontos mais prováveis de vazamentos, com precisão de até 100 metros.

Integrados a um aplicativo, os dados orientam intervenções rápidas e mais assertivas. Embora não substituam a escuta acústica, as equipes conseguem priorizar áreas com maior potencial de perdas, reduzindo custos operacionais e contribuindo para o combate ao desperdício de água.

Autor

Mais lidas
haras-r5eqdxe8kst1nlqx03ytt2if458jbyg8vgtg1r7hgo

Polícia confirma que corpo achado em haras é de mulher atropelada por funcionário do local

Papa igreja católica eleicao conclave Ágatha Depiné Unsplash

Veja, ao vivo, a transmissão do anúncio do novo Papa direto do Vaticano

feminicídio-santos

PM investigará agentes que atenderam caso de feminicídio em Santos

temos-novo-papa

Habemus Papam! Fumaça branca anuncia que mundo já tem um novo Papa

Robert Francis Prevost Papa Leão XIV Youtube

Novo Papa é Leão XIV; saiba quem é

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.