A segunda edição da Campanha ‘Doe Sangue Doe Vida’ de 2025, realizada em prol do Hemocentro do HC (Hospital das Clínicas) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) encheu o ambulatório de especialidades médicas de Nova Odessa, no último sábado (10). No local compareceram 89 candidatos à doação, dos quais 76 estavam aptos e doaram sangue.
O prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho) esteve presente, agradecendo e incentivando a população a doar sangue e, assim, salvar vidas. “Doar sangue é um ato de amor ao próximo e à vida, então é muito importante que as pessoas que podem façam essa doação periódica”, lembrou.
Arrecadação total deste ano é suficiente para salvar a vida de 700 pessoas
Somando o resultado com a primeira campanha deste ano, realizada no mês de fevereiro, já foram arrecadadas 177 bolsas de sangue no total em Nova Odessa, total que pode salvar a vida de mais de 700 pessoas, pois cada bolsa de sangue tem o poder de salvar até quatro vidas distintas.
Promovida pelo Lions Clube e Prefeitura de Nova Odessa, através da Secretaria Municipal de Saúde, a segunda campanha do ano foi considerada um sucesso pelos organizadores, principalmente em função da grande presença de mulheres e jovens em geral, públicos que desta vez eram os “alvos” da divulgação do Lions e da Secretaria de Saúde da Prefeitura.
Para Analice Rebeschini, moradora do Jardim São Jorge, doar sangue é um gesto rápido, simples e que salva vidas. “É super seguro, simples e pode salvar a vida de quem está precisando. Se você tem medo, não corre nenhum risco e os profissionais são muito atentos e cuidadosos no processo”, afirmou a jovem.
Momento de demonstrar solidariedade
Os homens também compareceram em peso e demonstraram sua solidariedade e amor à vida do próximo. “Nós precisamos nos sensibilizar e doar sangue para abastecer os estoques dos hospitais, assim, salvamos a vida de muitas pessoas que necessitam”, disse o morador do Recanto Ceci, José Luiz.
“É muito importante doar sangue, pois salvamos muitas vidas. A cada doação, quatro pessoas podem ser beneficiadas. O processo é rápido e muito simples, as pessoas precisam se conscientizar da importância e virem doar”, concluiu o munícipe Valdeir de Assis.
A campanha tem o apoio da Polícia Militar, Colégio Conexão, Escoteiros do Ar, ETEC (Escola Técnica Estadual) e Faculdades Network. As coletas periódicas ocorrem quatro vezes ao ano e visam repor os estoques de sangue do Hemocentro, que cede bolsas para os pacientes do município e de dezenas de outras cidades da região.
“Muitas pessoas não percebem a importância de doar sangue. Doar não dói, não engorda, não emagrece, não afina nem engrossa o sangue e não enfraquece a pessoa. Mas salva até 4 vidas humanas. Sangue não se vende nem se compra, apenas se doa, com amor ao próximo e à vida”, apontou recentemente a presidente do Lions Nova Odessa, Rita Jirschik da Cruz.