Moradores de Minas Gerais, Bahia, Goiás, Mato Grosso e do Distrito Federal se surpreenderam na noite da última quarta-feira (14) ao observarem uma intensa “bola de fogo” cruzando o céu. O fenômeno, inicialmente confundido com um meteoro, foi identificado pela Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON), como lixo espacial do foguete Falcon 9, da SpaceX, lançado em 2014.
As imagens coletadas mostram que o objeto foi detectado pela primeira vez em Brasília, às 18h24, e desapareceu no céu da Bahia às 18h28. Nesse intervalo, percorreu aproximadamente 1.500 km, a uma velocidade entre 6 e 7 km por segundo.
A Agência Espacial Brasileira (AEB) explicou que, geralmente, esse tipo de material se desintegra antes de atingir o solo. No entanto, se algum fragmento for encontrado, deverá passar por análise para identificação.
Nas redes sociais, usuários relataram o susto e chegaram a associar o clarão a um meteoro ou estrela cadente.
Foguete Falcon 9, da SpaceX
O Falcon 9 é um foguete reutilizável desenvolvido pela SpaceX, uma empresa americana de exploração espacial fundada por Elon Musk. Ele é um dos principais veículos de lançamento da SpaceX e é usado para levar satélites e cargas para a Estação Espacial Internacional (ISS).