Mais do que uma bebida, o café é parte da identidade brasileira – e santista. Para comemorar sua importância histórica e cultural, o Museu do Café, em Santos, na Baixada Santista, preparou uma programação especial em homenagem ao Dia Nacional do Café com workshops, visitas guiadas e experiências gastronômicas.
No sábado (24), o destaque será um workshop promovido pela illycaffè, no Centro de Preparação de Café (CPC), que integra o museu. Além de explorar os processos que resultam em cafés de alta qualidade, os participantes poderão degustrar um raro microlote do Cerrado Mineiro de forma gratuita.
Já no domingo (25), o casarão histórico da Casa da Don’Anna abre suas portas para uma jornada no tempo. Com visitas guiadas e uma harmonização de cafés especiais com doces caseiros, o evento quer encantar o público com atividades das 11h às 16h. A entrada é gratuita, mediante a retirada de senhas.
Dia do Café
O Dia Nacional do Café, celebrado em 24 de maio, foi instituído pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) em 2005 para marcar o início oficial da colheita nas principais regiões cafeeiras do Brasil. A data celebra a importância cultural e econômica da bebida no país, o maior produtor e exportador mundial do grão.
Em Santos, as comemorações iniciaram no último sábado (17) com uma visita ao Instituto Biológico de São Paulo, onde os participantes conheceram o maior cafezal urbano do mundo. Segundo a administração municipal, a atividade trouxe reflexões sobre a tradição e a inovação na cafeicultura brasileira.