Bragança Paulista confirmou duas mortes causadas por gripe, a Influenza A e, diante da baixa adesão da campanha de vacinação, ampliou a imunização contra a gripe para todas as faixas etárias a partir de seis meses de idade. A medida segue orientação do Ministério da Saúde e já está em vigor no município.
Segundo informado pela Secretaria de Saúde, as vítimas fatais foram:
- Um homem de 52 anos
- Uma idosa de 92
A pasta de Bragança Paulista também destacou que, além dos casos gripe, houve um aumento expressivo no número de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que passou de três para 23 casos em abril. Dentre os internados, 18 eram crianças de até nove anos. Em maio, foram registradas sete novas internações, três delas também em crianças.
Vacinação ampliada
A vacinação contra a gripe, antes restrita a grupos prioritários como idosos, crianças até seis anos e gestantes, passa a ser destinada a toda a população com mais de seis meses de idade. A aplicação segue enquanto houver doses disponíveis no estoque municipal.
Além das Unidades Básicas de Saúde, a Secretaria de Saúde programou ações itinerantes. Na quinta-feira (22), haverá vacinação na Feira Noturna, das 17h30 às 20h30.
No sábado (24), um posto será montado no Mercado Municipal Waldemar de Toledo Funck, das 9h às 16h. A Carreta da CDHU, instalada no Terminal Urbano Turístico Manuel José Rodrigues, na Praça da Poesia, também oferece a vacina entre os dias 21 e 24, das 10h às 19h.
A Secretaria de saúde reforça para a população que a imunização é uma medida eficaz para conter o avanço de doenças respiratórias e evitar complicações clínicas, sobretudo entre crianças e idosos.
“Em caso de sintomas gripais, a Secretaria de Saúde reforça a importância de adotar hábitos que evitem a propagação do vírus, como uso de máscaras, higiene das mãos e evitar aglomerações“, finalizou o comunicado.