O excesso de velocidade e o avanço semafórico somaram, juntos, quase 72% das infrações de trânsito identificadas pelos equipamentos de fiscalização eletrônica no primeiro quadrimestre de 2025. Entre as 254.338 infrações flagradas pelos radares no período, 57,2% envolveram velocidade excessiva ou inadequada e 14,4% o avanço de sinal vermelho. Os dados são da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).
Esses comportamentos de risco estão entre os que mais causam mortes no trânsito. Em 2024, entre 130 casos fatais analisados, 33 mortes estavam relacionadas ao excesso de velocidade. Já o avanço semafórico está associado ao fator de risco desrespeito à sinalização, que causou oito mortes no trânsito no ano passado.
“Sempre reforçamos que menos de 1% dos motoristas que passam pelos radares são multados. Não há indústria da multa, o que há é um esforço do Poder Público para evitar que a imprudência de poucos prejudique muitos, que a imprudência de poucos cause mortes e feridos, marcando para sempre famílias inteiras”, destaca o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
Flagrantes: risco de sinistros e velocidade acima de 100 km/h em Campinas
Ao lado dos números expressivos, os flagrantes registrados pelos radares demonstram a imprudência apresentada por uma parcela dos condutores. Um deles ‘costura’ entre os carros em cruzamento da rua Plínio Pereira Neves, na região do Piçarrão, antes de avançar o sinal vermelho, colocando condutores e pedestres em risco.

Na avenida John Boyd Dunlop, na altura do Terminal BRT Satélite Íris, ao avançar o semáforo vermelho acima do limite de velocidade, um motociclista se choca com outra motocicleta que está cumprindo o retorno, causando um acidente. São comuns registros de motociclistas que se colocam em risco sobre a moto, em desequilíbrio, para esconder a placa, em pleno corredor exclusivo do BRT.
Também há registros frequentes de veículos, principalmente motocicletas, que ultrapassam a velocidade em mais de 50% do limite permitido. Nas avenidas John Boyd Dunlop e Ruy Rodriguez, alguns flagrantes do mês de maio indicam motociclistas circulando a velocidades entre 90 e mais de 100 km/h. As duas vias têm velocidade regulamentada em 50 km/h.
Fiscalização, educação e sinalização para salvar vidas
Além da fiscalização eletrônica, a Emdec promove esforços permanentes para salvar vidas no trânsito. As operações de fiscalização conjuntas com as forças policiais também miram nos comportamentos de risco e foram intensificadas. No primeiro quadrimestre de 2025, foram 106 operações integradas de fiscalização. Elas identificaram 3.823 infrações de trânsito e resultaram em 841 remoções ao Pátio Municipal. Desse total, mais de 73% das infrações foram cometidas por motociclistas – 2,8 mil. O total de operações realizadas até abril deste ano já corresponde a mais de 83% das 127 blitze integradas realizadas ao longo de todo o ano de 2024.
Obras de geometria e o reforço da sinalização viária também contribuem para promover um trânsito mais seguro: até abril deste ano, foram 52,3 mil metros quadrados de sinalização horizontal (solo) executados, 2,2 mil novas placas e 93 novas rampas de acessibilidade. E 130 ações educativas promoveram uma mobilidade urbana mais segura para todos, com foco principal nos motociclistas e pedestres, impactando mais de 19 mil pessoas.
A última campanha de segurança viária realizada pela Emdec, #Desacelera, enfatizou a importância do respeito aos limites de velocidade e o tema deve ser foco de outra mobilização no segundo semestre.