Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revela que o Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho, deve levar 93 milhões de brasileiros às compras. O levantamento mostra que, apesar das dificuldades financeiras, muitos consumidores pretendem manter a tradição de presentear.
Segundo os dados, 31% dos entrevistados que planejam comprar presentes estão com contas em atraso, e, entre eles, 71% estão com o nome negativado. Ainda assim, boa parte pretende impressionar o parceiro, mesmo à custa de dívidas.
A pesquisa aponta que 28% admitem gastar mais do que podem na hora de escolher o presente. Entre os principais motivos, 41% afirmam que o(a) parceiro(a) merece, 22% querem agradar independentemente do valor gasto, e 17% dizem gostar de presentear, mesmo que isso gere dívidas.

Compras de última hora e presentes mais procurados para o Dia dos Namorados
O levantamento também revela que 10,5 milhões de consumidores devem deixar a compra para a véspera da data. Quando se trata dos presenteados, esposos e esposas lideram a lista (58%), seguidos por namorados e namoradas (34%).
Entre os que não vão comprar presentes, os principais motivos são:
- Não ter parceiro(a) – 13%
- Priorizar o pagamento de dívidas – 12%
- Falta de dinheiro – 11%
Os itens mais procurados pelos consumidores são:
- Roupas – 38%
- Perfumes, cosméticos e maquiagem – 23%
- Calçados – 14%
- Jantares – 20%
- Bombons e chocolates – 18%
Em média, cada consumidor deve gastar R$ 238, movimentando cerca de R$ 22,14 bilhões no comércio brasileiro.
“O Dia dos Namorados representa uma importante movimentação para o varejo, apesar da queda no número de pessoas que pretendem comprar presentes em comparação com o ano passado. Mesmo com as contas apertadas, o consumidor mantém a tradição de presentear e fazer alguma comemoração especial na data”, destaca José César da Costa, presidente da CNDL.