A Associação Limpa Rio e a Prefeitura de Cubatão realizaram, durante uma parceria no último dia 24, mais uma edição do ‘Mutirão de limpeza de manguezais’. Desta vez, a iniciativa unindo profissionais de ambas instituições aconteceu às margens do Rio Paranhos que passa pelo bairro do Bolsão 8 e mobilizou a comunidade pelos cuidados com o meio ambiente. A ação teve ainda apoio do Rotary Club e também do Recanto dos Pescadores, além de voluntários que participaram da ação. Ao menos uma tonelada de resíduos, o que inclui um pneu de trator, foi retirada do manguezal em Cubatão.
De acordo com um levantamento da Administração Municipal, pelo menos mais de uma tonelada de resíduos foi retirada do manguezal, sendo a maior parte composta por embalagens. Entre os materiais mais preocupantes encontrados, estavam sacolas plásticas, isopor, garrafas PET e até medicamentos descartados de forma incorreta.
Um dos itens que mais chamou a atenção dos voluntários foi um pneu de trator, removido da área durante o trabalho coletivo. De acordo com a Semam-SCBem, o manguezal é um ecossistema essencial para a reprodução de diversas espécies marinhas e aves, como o guará-vermelho, além de desempenhar papel importante no equilíbrio ambiental. A grande quantidade de resíduos flutuantes, no entanto, tem causado impactos preocupantes no manguezal de Cubatão.
“O lixo produzido por nós não pode parar no mangue ou em qualquer outro lugar que não seja ambientalmente correto. Essa iniciativa busca envolver ao máximo as entidades ambientais da Cidade, promovendo não apenas a limpeza, mas também a conscientização da população”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Bem-estar Animal, Cleiton Jordão.