A cidade de Campinas terá um novo feriado municipal. O prefeito Dário Saadi sancionou, nesta terça-feira (2), o projeto de lei que institui o Dia do Evangélico como feriado no município. A medida foi publicada pela Prefeitura na edição do Diário Oficial e a data será comemorada anualmente em 12 de agosto.
O prefeito Dário Saadi (Republicanos), no entanto, vetou o artigo 2º do projeto de lei, que previa apoio do poder público às comemorações. No texto em que justificou o veto, o chefe do Executivo destacou que a imposição de apoio institucional a eventos de pauta religiosa foge da esfera de atuação da administração municipal.
“A criação de despesas para fomento de atividade religiosa afronta o princípio da separação dos poderes e, notadamente, o princípio constitucional da laicidade do Estado, consagrado no art. 19, inciso I, da Constituição Federal”, argumentou.
Dia do Evangélico
A nova legislação, de autoria do vereador Filipe Marchesi (PSB), estabelece que a data seja celebrada em 12 de agosto e passa a integrar o calendário oficial de datas e eventos do município.
A proposta foi construída em parceria com o Conselho de Pastores de Campinas e busca reconhecer a importância da comunidade evangélica na cidade. Além do aspecto religioso, o texto aprovado destaca a contribuição das instituições evangélicas em áreas como assistência social, apoio a famílias em situação de vulnerabilidade, recuperação de dependentes químicos, atividades educativas e culturais.
Segundo a justificativa do projeto, a criação do feriado municipal reforça a valorização da liberdade religiosa e o convívio harmonioso entre diferentes crenças.
“O objetivo é que a data se consolide como um momento de reflexão e de fortalecimento de valores que colaboram para a vida comunitária e para o desenvolvimento social”, explicou o vereador Filipe Marchesi.
Com a sanção da lei, Campinas passa a contar com mais um marco em seu calendário oficial, que deverá ser celebrado todos os anos em agosto. A expectativa é que o Dia do Evangélico se torne um espaço de reconhecimento da atuação das igrejas e entidades evangélicas na cidade, ampliando a visibilidade de suas iniciativas e o diálogo com a sociedade.