Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Cubatão recebe espetáculos gratuitos do Teatro a Bordo neste feriado

Grupo realiza programação artística gratuita em seu caminhão-palco, além de oficinas de reciclagem nas escolas
teatro a bordo cubatão

Chega em Cubatão neste feriado de 9 julho o projeto Caixola Recicla, do grupo Teatro a Bordo. O grupo traz gratuitamente ao Bolsão 9 (R. Jonas De Souza s/n – Jardim Nova República) dois espetáculos de teatro, além da apresentação de artistas locais e de curtas-metragens.

A iniciativa é realizada pelo Grupo Teatro a Bordo através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apresentado pelo Ministério da Cultura e NTS – Nova Transportadora do Sudeste e tem o apoio da Secretaria de Cultura de Cubatão.


Continua após a publicidade

A programação, com classificação etária livre, começa às 16h, com o espetáculo “A Princesa E O Gigante”. Em cena, dois palhaços estão encarregados de fazer uma sessão solene, pomposa e majestosa, mas um deles se atrasa, o que deixa o outro furioso. Ao chegar, porém, ele conta todas as desventuras que passou para estar ali presente. As histórias ganham vida, personagens fantásticos tomam forma e a magia da contação de histórias acontece com a cumplicidade das crianças, que presenciam a celebração da amizade, mesmo nas mais difíceis circunstâncias.

Já em Caixola Recicla, que será apresentado às 19h30, com texto de Cida Cunha e Edivaldo Costa e direção de Luiz Mário Vicente, um palco dominado pela desordem e pelo lixo impede uma trupe teatral de começar sua apresentação. Enquanto o diretor insiste em seguir o roteiro original e simplesmente se livrar dos resíduos, os artistas enxergam ali uma nova possibilidade: transformar o lixo em arte. Sacolinhas viram peixes, latinhas se tornam instrumentos musicais e bonecos ganham vida a partir de garrafas PET e pedaços de isopor.

A programação conta ainda com exibição de curtas-metragens (18h) e apresentação do Maracatu Zabelê (19h), grupo local surgido a partir da retomada de práticas que estavam adormecidas na memória das pessoas que vieram de Pernambuco para morar em Cubatão. O maracatu é composto por um corpo de dança, que representa a corte real, e por batuqueiros que trazem instrumentos artesanais. Um cortejo pelas ruas de Cubatão e uma oficina de reciclagem para alunos da rede pública completam a iniciativa.

“Pequenas ações individuais podem gerar impactos positivos na comunidade e no meio ambiente e unir arte e sustentabilidade neste projeto pode ser um bom caminho para essa conscientização coletiva”, destaca Douglas Zanovelli, ator e produtor.


Continua após a publicidade

VEJA TAMBÉM

Unidade de Saúde de Bragança Paulista é alvo de furto (Foto: Divulgação / SECOM)

Três unidades de saúde são furtadas em Bragança Paulista em menos de 15 dias

Pescadores protestam contra medidas que afetam pesca artesanal no litoral de SP

Adolescente mata empresário 34 facadas após boato de namoro

Adolescente mata empresário com 34 facadas após boato sobre relacionamento

Congestionamentos Ecovias

Ecovias prevê 265 mil veículos pelas estradas no feriado

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.