Um golfinho foi encontrado ferido na tarde deste sábado (29), em Mongaguá. Em vídeos que rapidamente se espalharam pelas redes sociais, é possível observar que vários moradores tentaram auxiliar o golfinho assim que ele encalha e ajudaram a colocá-lo na água. Segundo o Instituto Biopesca, equipes de bombeiros marítimos já atendem o animal.
Apesar de afirmar que não é possível confirmar a espécie do animal, o Instituto Biopesca afirma que trata-se do gênero que engloba os cachalotes-pigmeus.
A instituição afirma que, logo após moradores terem testemunhado o momento em que o animal encalhou na faixa de areia, os bombeiros marítimos foram acionados. Segundo o Instituto Biopesca, os profissionais já prestam suporte à operação.
“Após o animal ser estabilizado na praia, ele será levado para reabilitação no Instituto Gremar, no Guarujá”, afirma o instituto, em nota.
Continua após a publicidade
Como proceder ao encontrar um animal silvestre
O Instituto Biopesca, que se trata de uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), explica que, assim que um banhista encontrar um animal que encalha, como no caso do golfinho, ou estiver precisando de ajuda de qualquer tipo, deve-se acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas pelo telefone 0800 642 3341 (horário comercial).
Hoje na Praia em Mongaguá.. Moradores e turistas relataram nas redes sociais que, na tarde de 29 de março de 2025, um peixe de grande porte apareceu encalhado e aparentemente ferido na faixa de areia da praia central de Mongaguá, litoral de São Paulo. Fotos e vídeos amadores… pic.twitter.com/VYxygq7Wuk
— Miami brasileira (@euamopg) March 29, 2025