NASA aponta que aumento do nível do mar fará cidades do litoral sumirem

O fenômeno de aumento do nível do mar se refere à altura média da superfície do oceano
Mar ressaca onda mar avanço Susan Hortas Prefeitura Santos

A NASA (National Aeronautics and Space Administration) aponta que 2024 fechou com um crescimento acima do esperado no aumento do nível do mar. O dado aponta que cidades do litoral passarão a correr mais riscos de serem afetadas fortemente pelos efeitos, podendo, até mesmo, sumir parcialmente e terem suas paisagens afetadas permanentemente pelo fenômeno. As informações são do Fórum Econômico Mundial.

Em seu portal, a NASA alerta que, a partir de 2100 as consequências do aumento do nível do mar podem forçar a civilização humana a abandonar as áreas de ilhas para locais mais altos. Além disso, a NASA afirma que, em 2150, as tempestades poderão der o dobro de altura comparado ao que existe hoje e o aumento do nível do mar em 1 metro ou 2 metros pode gerar danos a áreas costeiras.

O que é o aumento do nível do mar

O fenômeno de aumento do nível do mar se refere à altura média da superfície do oceano quando a mesma é medida do Centro da Terra. A princípio, este fenômeno é afetado pelo derretimento de geleiras e a expansão termal conforme a água do mar aquece.

Devido ao aquecimento das águas, o fenômeno leva ao derretimento de partes da Antártida, no Polo Sul, e da Groenlândia, no Polo Norte. Isso acaba gerando aumento no nível do mar.

Aumento do nível do mar já é uma realidade e especialistas correm contra o tempo para conter efeitos

Como está o nível do mar no momento

De acordo com dados da NASA, a instituição esperava que, ao ano de 2024, seria fechado por um aumento de 0.43 centímetros do nível do mar. Ao fim do ano, porém, a empresa foi surpreendida com um registro de aumento de 0.59 centímetros.

O cenário, segundo a NASA, não é dos melhores, uma vez que países inteiros, como Fiji, Kiribati e Tuvalu enfrentam cenários de forte aumento do nível do mar e, segundo a NASA, todos eles poderão enfrentar um aumento no nível do mar de até 15 centímetros nas próximas três décadas mesmo que os gases do efeito estufa sejam controlados.

Como é medido o nível do mar

Inicialmente o nível do mar era medido por meio das ondas registradas em portos e cais em todo o planeta. Com a evolução da tecnologia, este trabalho passou a ser feito por intermédio de satélites que utilizam sinais que ‘rebatem’ na superfície do mar e fazem a medição.


Continua após a publicidade

Devido ao fato de que as condições meteorológicas afetam o nível do mar, as medições são feitas de forma global e aí é tirada uma média.

Quanto o nível do mar já subiu?

Cientistas de todo o planeta apontam que devemos esperar um aumento no nível do mar de 1 a 2 metros, algo que deve ser, a esta altura, inevitável devido ao ponto irreversível do derretimento das camadas de gelo do planeta.

Dito isto, entre 1993 e 2024 já foi verificado que o nível do mar subiu mais de 10 centímetros. Isso significa que o nível do mar está aumentando de forma sem precedência ao longo dos últimos 2.500 anos.

Segundo o Fórum Econômico Mundial, embora a medição de aumento do nível do mar em centímetros, ou até milímetros, possa parecer pequena, os aumentos podem gerar consequências gigantescas durante tempestades violentas que podem afetar até mesmo áreas mais afastadas do mar e que, anteriormente, talvez não fossem afetadas pelos mesmos fenômenos décadas ou até séculos antes.

Autor

Mais lidas
WhatsApp Image 2025-03-31 at 09.58.31

Usuário de drogas, neto mata avó com golpes de marreta

Confira mensagens para enviar neste Dia do Filho jennifer kalenberg unsplash

Confira mensagens para enviar neste Dia do Filho

marmitaria-suja.jpeg

Dona de marmitaria em condições precárias de higiene é presa

recém-nascido é encontrado morto em hortolândia

Recém-nascido é encontrado em lixeira de Hortolândia

cachorro salvo

Cachorro atropelado é salvo por outros dois cães de rua

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.