Uma comunidade indígena de Bertioga recebeu, nesta quarta-feira (16), uma ação, fruto de um trabalho entre o Procon-SP e a Coordenadoria de Políticas para os Povos Indígenas da Secretaria da Justiça e Cidadania de SP, focada em levar cidadania e informações a respeito de direitos básicos do consumidor.
Especialistas do órgão mostraram um material didático e ilustrativo durante a apresentação, para melhor compreensão direitos básicos do consumidor.
Uma unidade do Procon Móvel também esteve no local com especialistas para tirar dúvidas e registrar reclamações daquela comunidade.

Cartilha do Procon auxiliará comunidade indígena
Além disso, uma cartilha sobre direitos básicos do consumidor – que está em fase de produção – será igualmente traduzida para o guarani e poderá, posteriormente, ser traduzida para outras línguas e distribuída para outras etnias que tenham interesse.
Continua após a publicidade
Esta iniciativa inédita é um programa piloto do Procon para identificar situações reais de consumo das comunidades indígenas, especialmente para aldeias próximas de perímetros urbanos – cujos integrantes consomem produtos e serviços nestas localidades, mas não têm conhecimento sobre os seus direitos de consumidores.
O conteúdo desenvolvido pelo Procon-SP para a comunidade indígena foi pensado para abordar da forma mais simplificada possível, conceitos que se relacionem com situações práticas vividas pelos indígenas, com destaque para o funcionamento das garantias e o problema de endividamento.
