A primeira reunião da mesa diretora da Câmara dos Deputados abriu espaço para prioridades que vão além das pautas políticas do Congresso. Em entrevista ao VTV News, o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa destacou os principais temas debatidos com o presidente da Casa, Hugo Motta, e já antecipou iniciativas que devem impactar diretamente a vida da população — tanto no cenário nacional quanto na região da Baixada Santista.
“Hoje discutimos temas ligados à educação, saúde, infraestrutura… e também ações que valorizam os municípios que estão trabalhando pela melhoria da alfabetização”, explicou o parlamentar, que é suplente da mesa diretora.
Uma das novidades é a criação de um prêmio nacional para municípios que avançarem na alfabetização de crianças. A proposta, segundo Paulo Alexandre, é valorizar boas práticas e apoiar os gestores locais. “O Legislativo também fará a sua parte no sentido de apoiar as iniciativas dos municípios”, reforçou.
Mas a reunião também serviu para fazer política com resultados práticos. O deputado aproveitou o encontro para apresentar ao presidente da Câmara as obras em andamento na Baixada Santista, como o túnel Santos-Guarujá, que já tem leilão marcado, e o aeroporto do Guarujá, cuja pista deve ser entregue ainda esta semana.
Continua após a publicidade
“Quando eu cheguei em Brasília, não tinha um tijolo na obra do aeroporto. Hoje, a pista será entregue. Isso mostra que estamos focando no que é real”, afirmou.
Ele também lembrou do Parque Valongo, em Santos, como símbolo da transformação que vem defendendo: “O túnel era apenas um sonho, agora temos data para o leilão. O Parque Valongo era um lugar esquecido. Hoje, é um espaço de vida. Política pública tem que transformar a realidade. É isso que estamos fazendo.”
As reuniões da mesa diretora seguem ao longo do semestre e devem nortear os próximos projetos e investimentos em infraestrutura e educação no país.