A formatura de 47 novos guardas civis municipais (GCM), realizada na sede da Associação Comercial de Santos (Centro Histórico), nesta sexta-feira (23), marca novo reforço no efetivo da corporação, que agora conta com 458 agentes — sendo 393 homens e 65 mulheres — atuando nas ruas de Santos.
Na cerimônia, os agentes realizaram o juramento oficial e receberam seus certificados após passarem por curso preparatório de seis meses, promovido pela Secretaria Municipal de Segurança (Seseg).
A formação incluiu disciplinas teóricas como legislação, direitos humanos, primeiros socorros, técnicas de abordagem e mediação de conflitos. A parte prática envolveu treinamento com armas de fogo, defesa pessoal, condicionamento físico e táticas operacionais para diferentes situações de risco.
“São cidadãos que nos honram a cada atuação. O papel de cada um de vocês será extremamente importante para a nossa Cidade e para cada santista, que está depositando, ao longo desses 40 anos de corporação, uma confiança ímpar nos nossos guardas civis municipais. Por esse compromisso, avançamos e fizemos mais investimentos em equipamentos, agentes e capacitações, para que continuem cumprindo essa nobre missão”, discursou o prefeito Rogério Santos.
Além dos formandos, o prefeito anunciou que, a partir de 13 de junho, vai convocar mais 50 futuros guardas aprovados em concurso. “Para que cada vez mais a GCM avance. A nova chamada completa o nosso compromisso com a Cidade”.