Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Aluno de 12 anos é brutalmente agredido dentro de escola em Atibaia

Menino sofreu fratura no maxilar e escoriações no rosto após briga dentro da unidade estadual.
Aluno de 12 anos é brutalmente agredido dentro de escola em Atibaia

Um aluno de 12 anos foi agredido dentro da Escola Estadual Maria do Carmo Barbosa, no bairro do Tanque, em Atibaia, na última terça-feira (21). O caso ganhou ampla repercussão nas redes sociais após familiares denunciarem a gravidade das lesões e a suposta falta de assistência imediata por parte da direção. Segundo relatos, a confusão teria começado depois que o estudante esbarrou acidentalmente em outro aluno.

A agressão resultou em fratura no maxilar, nariz quebrado e múltiplas escoriações no rosto da vítima, que ficou em estado de choque até ser socorrida. Familiares afirmam que o atendimento não foi prestado de forma imediata, o que levantou suspeitas de negligência. Eles pedem que o caso seja investigado e que haja responsabilização dos envolvidos.

  • A redação não conseguiu localizar os responsáveis de ambas as partes envolvidas, deixando o espaço para eventuais réplicas.

A publicação feita nas redes sociais pela família repercutiu amplamente, com pedidos para que as autoridades competentes apurem o episódio e adotem medidas para prevenir novas ocorrências dentro do ambiente escolar. O caso foi registrado em boletim de ocorrência e segue em investigação pela rede estadual de ensino.

Posicionamento da prefeitura e Conselho Tutelar

Em nota enviada pela Secretaria de Comunicação de Atibaia, a administração municipal informou que o incidente ocorreu em uma unidade da rede estadual e que, assim que tomou conhecimento, a Secretaria de Educação entrou em contato com a dirigente regional de ensino. Segundo o comunicado, o aluno recebeu o atendimento necessário, os responsáveis foram convocados e o registro policial foi feito no momento do fato.

Ainda de acordo com a dirigente, todos os protocolos foram seguidos corretamente pela equipe gestora da escola, e será intensificado o trabalho voltado à promoção da cultura de paz nas unidades de ensino da cidade.

Além da prefeitura, o Conselho Tutelar de Atibaia emitiu uma nota, afirmando que a responsável foi orientada pelo conselho e foi prestado o apoio necessário. Quanto as crianças, “os adolescentes serão encaminhados e incluídos na rede de proteção do município com medidas que visam a superação dos traumas”.

A nota reforçou que a apuração infracional e a punição é de competência da Polícia, Ministério Público e Judiciário. Segundo a Secretaria de Segurança Pública de SP, “o caso é investigado por importunação sexual e lesão corporal pela delegacia de Atibaia, que realiza diligências visando esclarecer os fatos.”

O que diz a Unidade Regional de Ensino?

A Unidade Regional de Ensino de Bragança Paulista é veementemente contra qualquer tipo de violência. Assim que houve o ocorrido, um funcionário da unidade escolar separou os estudantes, e a equipe gestora tomou todas as providências necessárias, acionando o Corpo de Bombeiros, Ronda Escolar e também os responsáveis dos alunos para uma reunião de mediação, que ocorrerá nessa quinta-feira (23).

O caso foi inserido na Plataforma  do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (Conviva), e um profissional do programa Psicólogos nas Escolas está à disposição dos estudantes.

A URE de Bragança Paulista e Escola estão à disposição da comunidade escolar para maiores esclarecimentos.


Continua após a publicidade

Autor

  • Iago Yoshimi Seo

    Jornalista formado em junho de 2025, atuando desde 2023 com foco em reportagens de profundidade, gestão de projetos, fotografia e pesquisa. Autor de obra sobre temas sociais e políticos, com análise crítica da democracia e da sociedade.

VEJA TAMBÉM

Operação prende três suspeitos de estelionato e apreende eletrônicos de alto valor na região de Indaiatuba (Foto: Divulgação / Polícia Civil)

Operação prende trio suspeito de estelionato e apreende eletrônicos de alto valor na região de Indaiatuba

Jards Macalé, ícone da MPB experimental, morre aos 81 anos (Foto: Reprodução / YouTube)

Jards Macalé, ícone da MPB experimental, morre aos 81 anos

Tragédia evitável: IBI Social quer transformar tecnologia em política pública na COP 30

Tragédia evitável: IBI Social quer transformar tecnologia em política pública na COP 30

Único shopping center de Bragança vai a leilão judicial; saiba o valor (Foto: Reprodução / redes sociais; E-Leilão)

Único shopping de Bragança Paulista vai a leilão judicial; veja o valor avaliado

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.