Na saúde, o mês de abril é marcado pelo Dia Mundial da Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O dia 2 de abril, data estabelecida pela ONU em 2007, busca ampliar o conhecimento sobre o TEA e promover inclusão. Para debater o tema, institutos de Atibaia prepararam uma série de palestras abertas.
A Prefeitura de Atibaia promoverá, no dia 5 de abril, o 6º Simpósio sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento ocorrerá no Centro de Referência da Educação “Professora Márcia Mariano”, na Vila Rica, e reunirá especialistas para discutir diagnósticos, intervenções e desafios enfrentados por pessoas com TEA e suas famílias.
A iniciativa, organizada pelas Secretarias de Saúde e Educação em parceria com o Núcleo de Integração Luz do Sol, tem como público-alvo pais, alunos, profissionais das áreas de Saúde e Educação e instituições que atuam no atendimento a pessoas com TEA. A programação inclui palestras com especialistas da área, abordando temas como diagnóstico precoce, possibilidades de intervenção na vida adulta, aspectos emocionais das famílias e tratamentos institucionais.
As inscrições terão início às 8h30. Entre os palestrantes confirmados estão o psiquiatra Raymond Rosenberg, a psicóloga Paula Santiago, o pesquisador Iuri Victor Capelatto e o diretor do Núcleo Luz do Sol, Mauro Sérgio Stepanies.
Palestra no Instituto David
No mês de conscientização sobre o autismo, em 2 de abril, também haverá palestras no Instituto David. O evento está marcado para iniciar as 8 da manhã no espaço de eventos do instituto, localizada na Estrada Municipal Juca Sanches. Ao fim das palestras, os participantes receberão um certificado de 8 horas.
Continua após a publicidade
“Queremos levar à população, informação e conhecimento, ressaltando a seriedade e comprometimento do Instituto no trabalho que realiza com o público infantil. Também ressaltar que há multiplicidade de profissionais envolvidos desde a área médica, jurídica, educacional, até social”, disse Cleize Bellotto, diretora do Instituto David de Atibaia . Confira o cronograma.
- 08h00 – Abertura
- 08h15 – “Manejo de comportamento problema no transtorno do espectro autista”
Palestrantes: Júlia Mayumi – Neuropsicóloga, especialista em análise do comportamento aplicada. Janaina Dantas – Pedagoga, Psicopedagoga, analista comportamental. - 09h00 – Descobrindo Caminhos: “A magia da alfabetização no autismo”
Palestrante: Ana Carolina Pedroso – Pedagoga, psicopedagoga clínica e institucional, especialista em alfabetização. - 09h45 – Coffee Break
- 10h00 – Justiça ao alcance de todos: “Benefícios jurídicos no mundo do autismo”
Palestrante: Dra. Thaisa B. Amaral – Advogada especialista em direito médico, odontológico e área da saúde. - 11h00 – “Superar desafios e promover qualidade de vida”
Palestrante: Dr Hélio Borin – Psicanalista e diretor científico da Casa de David. - 12h00 – Intervalo para o almoço
- 13h30 – Do diagnóstico ao entendimento: “Depoimentos que inspiram e educam”
Palestrante: Dra. Taciana Bellotto – Médica e mãe atípica. - 14h30 – Autonomia alimentar: “A influência da família nos hábitos saudáveis”
Palestrante: Natália Caron – Nutricionista do Instituto David. - 15h15 – Coffee Break
- 15h45 – Pausa ativa: “Recarregue suas energias”
Palestrante: Marco Antônio Stefano e Camila Nascimento – Educadores físicos do Instituto David. - 16h00 – O impacto do diagnóstico diferencial no tratamento do TEA: “A importância de um diagnóstico preciso e o planejamento terapêutico”
Palestrante: Dra. Nabel Queiroz – Pediatra e pós-graduada em Psiquiatria e Saúde Mental da Infância e da Adolescência. - 17h00 – Encerramento