Bragança Paulista confirma terceiro óbito por febre amarela em 2025

A secretaria da cidade alerta para a vacinação.
Febre amarela no estado tem alta (Foto: Reprodução / unsplash)

A Secretaria de Saúde de Bragança Paulista confirmou, nesta quarta-feira (26), a terceira morte por febre amarela no município neste ano. A vítima, um homem de 42 anos, faleceu em 13 de março. O caso estava em análise pelo Instituto Adolfo Lutz.

Desde o início de 2025, a cidade registrou quatro casos confirmados da doença, com três óbitos e um paciente recuperado. Outros quatro casos seguem em investigação, incluindo dois óbitos. Caso as suspeitas sejam confirmadas, o total de mortes pode chegar a cinco nos próximos dias. Antes de 2025, o último caso contraído no município havia ocorrido em 2018.

A Prefeitura reforça a importância da vacinação, disponível nas 29 unidades de saúde para pessoas acima de seis meses. Quem ainda não recebeu a dose ou tem dúvidas sobre sua imunização deve procurar a unidade mais próxima.

A febre amarela manifesta sintomas entre três e seis dias após a infecção. Os sinais iniciais incluem febre repentina, calafrios, dor de cabeça intensa, dores musculares, náuseas, vômitos, fadiga e fraqueza.

O município orienta a população a não tocar em macacos encontrados doentes ou mortos. Nesses casos, a Unidade de Vigilância em Zoonoses. Os primatas não transmitem a febre amarela, mas são indicadores da presença do vírus, que é disseminado pela picada de mosquitos infectados. No ambiente urbano, o vetor da doença é o Aedes aegypti, que se reproduz em água parada.


Continua após a publicidade

Estado alerta para casos de febre amarela

O Estado de São Paulo confirmou 32 casos de febre amarela no interior, litoral e metrópoles entre dezembro do ano passado e fevereiro deste ano, resultando em 20 mortes. A maior parte dos óbitos ocorreu em fevereiro, com 11 registros. Os números, divulgados nesta semana pela Secretaria Estadual da Saúde, superam os dados de 2023, quando houve apenas duas confirmações e um óbito.

Este é o maior índice de infecções desde 2018, quando 502 casos autóctones foram registrados, resultando em 175 mortes. Os casos recentes de febre amarela foram identificados no interior em cidades das regiões de BauruCampinasPiracicaba São José dos Campos. Dois pacientes contraíram o vírus durante viagens a Minas Gerais, e em outros dois casos o local de infecção ainda está em investigação.

Segundo o boletim divulgado, em janeiro de 2025 ambas as cidades de Joanópolis e Bragança Paulista, no interior de São Paulo, registraram um óbito cada. Valinhos, Socorro e Tuiutí também registram óbitos por febre amarela.

Mais lidas
professor abuso.png

Professor é preso suspeito de abusar de adolescente em banheiro público

motorista embriagado preso

Motorista embriagado foge da polícia, bate em poste e é preso

Dorival Júnior foi demitido do cargo de técnico da Seleção Brasileira rafael ribeiro cbf

Dorival é demitido da Seleção Brasileira e CBF pagará multa milionária

Luiz Gustavo treinando pelo São Paulo Site Oficial

Saiba onde assistir São Paulo x Sport pelo Campeonato Brasileiro

IMG_9091

Premiados na festa do Paulistão 2025! Santos levou 4 troféus

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.