Teve início nesta segunda-feira (7) a campanha nacional de vacina contra a gripe. A meta do Ministério da Saúde é vacinar ao menos 90% do público prioritário, que inclui crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos, gestantes, pessoas com comorbidades, além de diversos profissionais e populações vulneráveis.
O imunizante ofertado neste ano protege contra três cepas do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. Segundo o ministério, a vacina é segura, pode ser aplicada em conjunto com outras do Calendário Nacional de Vacinação, e é capaz de reduzir entre 60% e 70% dos casos graves e óbitos causados pela doença.
Nesta primeira fase, a distribuição das doses será voltada para as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Já a Região Norte receberá as vacinas em setembro, durante o chamado inverno amazônico, período de maior circulação viral. Ao todo, o governo federal adquiriu 73,6 milhões de doses, sendo 67,6 milhões destinadas ao primeiro semestre e 5,9 milhões ao segundo.

Grupos prioritários da vacinação
Integram o público-alvo, além dos já citados:
Continua após a publicidade
Trabalhadores da saúde | Professores |
Puérperas | Indígenas |
pessoas em situação de rua | Caminhoneiros |
profissionais da segurança pública | Das Forças Armadas |
portuários | O transporte coletivo |
Funcionários e população do sistema prisional, incluindo adolescentes em medidas socioeducativas. | Pessoas com deficiência permanente |
Em 2024, a cobertura vacinal ficou abaixo do esperado: 48,89% na Região Norte e 55,19% nas demais regiões. O Ministério da Saúde voltou a enfatizar a importância da vacinação para proteção individual e coletiva, e alerta que o imunizante é contraindicado apenas para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de reação alérgica grave a doses anteriores.
Vacinação na região
- Rio Claro: O atendimento para vacinação da dengue acontece a partir das 7h30 nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família de Rio Claro. Nas unidades dos bairros Mãe Preta, Bonsucesso e Terra Nova a vacinação vai até as 18h30, e nas demais unidades de saúde do município a vacinação se encerra às 16h30.
- Bragança Paulista: A campanha de vacinação contra a gripe em Bragança Paulista começou nas 29 unidades de saúde do município. Seis delas terão horário estendido até 21h
- Jagariúna: A campanha de vacina contra gripe começou neste sábado (5) em Jaguariúna. Com o recebimento de 1.200 doses, a ação começa das 8 às 16h em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.
- Cubatão: A campanha de vacinação contra a gripe em Cubatão começou na última quarta-feira (2), nas 15 unidades de Saúde do município com salas de vacina.
- Atibaia: A campanha de vacinação contra a Influenza teve início em Atibaia no dia 1º de abril. A imunização é considerada a principal estratégia de prevenção contra a doença e busca reduzir complicações, internações e óbitos causados pelo vírus, além de aliviar a demanda nos serviços de saúde.
- Hortolândia: De acordo com a Secretaria de Saúde, a vacinação será realizada nas UBSs (Unidades Básicas de saúde), no horário das 8h às 15h30. Já nas unidades Dom Bruno Gamberini, Figueiras, Rosolém e Santa Clara, as salas de vacinação irão funcionar em horário estendido.