Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

PLC do IPTU: projeto de Bragança vai ao Plenário, mas aprovação levanta ar de preocupação

Interlocutores do Legislativo demonstram preocupação quanto aos desdobramentos futuros da proposta.
PLC do IPTU recebe parecer favorável na Comissão de Bragança Paulista (Foto: Reprodução/YouTube)

A Comissão de Finanças da Câmara Municipal de Bragança Paulista aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira (7), o parecer favorável ao “PLC do IPTU” (Projeto de Lei Complementar nº 8/2025), que revoga o trecho da legislação responsável pelo reajuste do IPTU no próximo ano. A matéria segue agora para o plenário, onde deve ser votada em dois turnos.

Embora a tramitação do projeto avance sem obstáculos nas comissões internas, interlocutores do Legislativo demonstram preocupação quanto aos desdobramentos futuros da proposta. Em maio, a 4ª Vara Cível da cidade rejeitou uma ação popular que alegava ilegalidade no PLC do IPTU. Segundo o documento do qual o VTVNews teve acesso, o argumento jurídico baseou-se no fato de que não havia ainda aprovação e nem efeitos concretos derivados da matéria.

Segundo o documento, o Ministério Público já havia se posicionado pela extinção do processo. Segundo a promotoria, não existia ato administrativo consumado nem lesão efetiva ao erário. O juiz responsável acolheu o entendimento, fundamentando a decisão com base no Código de Processo Civil, ao apontar ausência de interesse processual.

Na sentença, o magistrado apontou que “a mera tramitação de um projeto de lei não pode ser tratada como lesiva ao patrimônio público“, uma vez que o rito legislativo comporta etapas deliberativas, alterações de mérito e posterior controle de legalidade.

“A mera tramitação de um projeto de lei, ainda que eventualmente possa vir a resultar em norma que cause impacto nas receitas municipais, não configura, por si só, ato lesivo ao patrimônio público, uma vez que o processo legislativo é regido por normas próprias e está sujeito a diversas etapas, incluindo debates, emendas e votação pelos representantes eleitos”, pontuou o texto.

Apesar da decisão em favor da Casa, fontes ouvidas pela reportagem indicaram que, caso aprovado, o projeto poderá reabrir o debate jurídico, dessa vez sob a ótica de renúncia de receita. Isso poderia configurar improbidade administrativa, a depender da interpretação judicial futura.


Continua após a publicidade

Clima no Legislativo e articulações

O texto já recebeu pareceres favoráveis das comissões de Justiça, Educação e Saúde, e agora depende de maioria simples no plenário — pelo menos 10 votos em caso de quórum completo com 19 vereadores. Fontes ouvidas pela redação comentaram que a pauta poderá ser adiada para a próxima semana, até que seja deliberada o “PL dos ônibus”, deixando incerto a data para votação final.

A relatora do projeto, vereadora Fabiana Alessandri, avaliou a aprovação como um “gesto de coragem institucional”. Para ela, a proposta restabelece o diálogo entre o Legislativo e a população, e estaria amparada por precedentes judiciais e pelo posicionamento da OAB.

Durante a sessão da comissão, o vereador Fábio Nascimento anunciou que cancelou uma viagem à Europa para participar da votação. “Enquanto esse projeto não for votado, não assumirei qualquer outro compromisso. A população espera há tempos que essa questão seja resolvida. Meu voto é pela revogação”, declarou.

Autor

  • Iago Yoshimi Seo

    Jornalista de profundidade, autor do livro A Teoria de Tudo Social: Democracia LTDA., ambicioso por política e debates

Mais lidas
célia leão deputada secretaria raphael montanaro

Cadeirante, secretária de Valinhos é retirada de voo por estar com uma almofada

drogas dic (2)

GM apreende porções de drogas e um revólver em casa de suspeito de roubo no DIC I

Papa igreja católica eleicao conclave Ágatha Depiné Unsplash

Veja, ao vivo, a transmissão do anúncio do novo Papa direto do Vaticano

temos-novo-papa

Habemus Papam! Fumaça branca anuncia que mundo já tem um novo Papa

Robert Francis Prevost Papa Leão XIV Youtube

Novo Papa é Leão XIV; saiba quem é

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.