A 7ª microfloresta de Campinas começou a ser implantada na última quarta-feira pela Prefeitura de Campinas, na Praça Cláudia Pereira de Sá, no balão de entrada do Parque Floresta entre a Avenida Adolpho Bloch e as ruas Wilson Romero e Alziro Arten, no distrito do Campo Grande.
Coordenada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos a ação faz parte do programa de ampliação de áreas verdes e combate às ilhas de calor na cidade. A nova microfloresta ocupará uma área de aproximadamente 1.000 metros quadrados e contará com o plantio de 1.500 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica.
As espécies nativas utilizadas na nova microforesta urbana foram cultivadas no Viveiro Municipal Otávio Tisseli Filho, localizado no Parque Xangrilá.

Segundo o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, a formação de uma microfloresta exige o plantio de mudas em áreas compactas, com as plantas dispostas bem próximas umas das outras. “As árvores bem adensadas crescem na vertical, em busca de luz e, pela proximidade, se protegem. As espécies selecionadas para as microflorestas têm crescimento mais lento, se desenvolvem no mesmo ritmo e as copas ficam mais altas. A pequena floresta no meio urbano proporciona mais sombra, filtra o ar, diminui a temperatura em ilhas de calor e serve de abrigo à pequena fauna urbana”, explicou o secretário.
Continua após a publicidade
Campinas terá 200 microflorestas urbanas

Campinas vai implantar ao todo 200 microflorestas urbanas nos próximos quatro anos. O projeto foi apresentado oficialmente pela Administração Executiva no dia 26 de março.
A primeira microfloresta foi implantada como protótipo no Balão do Kartódromo, ao lado do portão 6 da Lagoa do Taquaral. A iniciativa serviu de modelo para a expansão do projeto em diferentes regiões da cidade.

Microfloresta urbanas implantadas em Campinas:
- Balão do Kartódromo, Parque Taquaral (protótipo)
- Balão do Laranja, Jardim Novo Campos Elíseos
- Terminal Campo Grande, ao lado do Terminal BRT Campo Grande
- Praça da Concórdia, Jardim Novo Maracanã (Campo Grande)
- Parque Valença I (Campo Grande)
- Parque Itajaí (Campo Grande)
- Parque Floresta (Campo Grande)