A Secretaria de Saúde de Campinas amplia a partir desta terça-feira (20), a vacinação contra a gripe para todas as pessoas a partir de 6 meses. A dose é segura e segue disponível em todos os centros de saúde (CSs).
De acordo com a pasta, o objetivo é proteger a população contra sintomas graves e evitar óbitos, principalmente no período de sazonalidade das doenças respiratórias. A medida foi definida após diretrizes estabelecidas pelo governo do Estado e Ministério da Saúde.
Como tomar a vacina de gripe em Campinas?
Para receber a vacina, não é preciso agendamento. Basta apresentar documento com foto e carteira de vacinação (se tiver). Neste ano, o imunizante protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B e pode ser administrado junto com outras vacinas do Calendário de Vacinação.
Mais informações e horários das salas de vacina nas unidades básicas estão no site.
“A vacina é extremamente importante para proteção das pessoas, principalmente para grupos prioritários”, destacou a coordenadora do Programa de Imunização de Campinas, Chaúla Vizelli.

Estratégia de imunização
A Saúde de Campinas aplicou 142.660 doses de vacina contra gripe desde o início da campanha, em 8 de abril.
Deste total de doses, 83.663 foram direcionadas para idosos, 14.790 para crianças de 6 meses a 5 anos e 2.677 para gestantes.
A meta da Secretaria de Saúde é imunizar 90% de cada um dos três grupos que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação. No caso das crianças que recebem o imunizante pela primeira vez é preciso tomar duas doses, com intervalo de 30 dias.
Cuidados
Além da vacinação, há outros cuidados que devem ser tomados pela população para evitar a transmissão de doenças respiratórias, como lavar as mãos frequentemente e manter os ambientes arejados e a etiqueta respiratória. Se tiver sintomas, a recomendação é usar máscaras.