O Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), colocou em operação, a partir desta terça-feira (14), cinco novos radares de fiscalização eletrônica em trechos de rodovias que cortam as regiões de Campinas e Piracicaba.
Segundo o DER, a medida tem como objetivo reforçar a segurança viária, prevenir acidentes e salvar vidas, por meio da fiscalização de velocidade em pontos estratégicos — todos devidamente sinalizados com os limites permitidos.
Com a ativação dos equipamentos, motoristas que excederem a velocidade máxima regulamentada passam a ser autuados, em uma ação que busca reduzir o número de acidentes e mortes nas estradas paulistas.
“A instalação de radares reforça o compromisso do Governo de São Paulo com a segurança nas rodovias e com a meta de zerar os acidentes”, afirmou o presidente do DER-SP, Sergio Codelo.
Confira os locais onde os radares foram ativados:
- SP-107 – Km 37,6 (sentidos leste/oeste) – Artur Nogueira
→ Limite: 40 km/h - SP-360 – Km 118,2 (sentidos norte/sul) – Amparo
→ Limite: 60 km/h - SP-147 – Km 155,6 (sentidos leste/oeste) – Piracicaba
→ Limite: 60 km/h - SP-306 – Km 19,2 (sentido sul) – Santa Bárbara d’Oeste
→ Limite: 60 km/h - SP-346 – Km 212,2 (sentido oeste) – Santo Antônio do Jardim
→ Limite: 60 km/h
O DER ressalta que os pontos foram definidos com base em estudos técnicos que avaliam o fluxo de veículos, o histórico de acidentes e as condições das vias.