A Polícia Civil do Estado de São Paulo, por meio da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Americana, desmantelou e interditou na tarde desta terça-feira (6) uma fábrica clandestina de produção e armazenamento de cosméticos no município.
A operação teve início após uma denúncia anônima indicar o endereço onde os produtos estavam sendo produzidos de forma clandestina. No local, no bairro Antônio Zanaga, os policiais encontraram dezenas de caixas de cosméticos armazenadas na garagem da residência, além de uma máquina de embalagem.


Durante a ação, o dono da fábrica foi abordado ao tentar sair do local com um veículo. Ele confessou a prática ilegal e autorizou a entrada dos agentes na casa. No interior da residência, foram localizados diversos equipamentos usados na produção e envase dos cosméticos, além de uma grande quantidade de produtos prontos para distribuição, totalizando 1,1 tonelada.
A Polícia Científica foi acionada para realizar a perícia técnica, enquanto a Vigilância Sanitária de Americana acompanhou a coleta de amostras para análise laboratorial. O restante do material foi descartado no aterro sanitário municipal.
Continua após a publicidade
Os itens de interesse investigativo foram encaminhados à sede da DIG. A autoridade policial de plantão ratificou a prisão em flagrante e adotou as medidas cabíveis de Polícia Judiciária. O investigado foi encaminhado à cadeia de Sumaré, onde permanece à disposição da Justiça.