A Guarda Municipal de Americana (GAMA) prendeu na manhã deste sábado (1º) um homem suspeito de envolvimento no chamado “Golpe do Bolo”, após alerta do sistema de videomonitoramento da cidade. Uma das vítimas relatou prejuízo de R$ 30 mil.
Segundo a corporação, por volta das 10h, o sistema identificou a entrada de duas motocicletas com alerta de clonagem. Equipes da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) iniciaram o acompanhamento dos veículos pela Avenida Nicolau João Abdala.

Durante a ação, um dos motociclistas caiu, permitindo a abordagem do condutor, morador de Diadema (SP). Com ele, os guardas encontraram uma bolsa com quatro máquinas de cartão e roupas. O segundo suspeito abandonou a moto em uma área de mata e fugiu, deixando para trás outra bolsa com três máquinas de cartão.
De acordo com a GAMA, os suspeitos aplicavam o “Golpe do Bolo”, em que se apresentam nas casas de pessoas que fazem aniversário oferecendo um “bolo surpresa”. Para receber o suposto presente, pedem uma taxa simbólica de R$ 6 via cartão, mas realizam transações fraudulentas, causando prejuízos significativos às vítimas.
As motocicletas, máquinas de cartão e outros objetos foram apreendidos e encaminhados ao pátio municipal. O suspeito detido foi ouvido e liberado, já que não havia vítimas identificadas no momento da ocorrência.