A Polícia Militar prendeu, na noite desta segunda-feira (12), um homem de 47 anos foragido da Justiça, suspeito de envolvimento em fraudes contra beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O indivíduo foi localizado em um imóvel no bairro Residencial João Luiz, em Hortolândia, onde foram apreendidos diversos materiais ligados ao esquema de estelionato.
De acordo com a PM, no local também estava uma idosa de 74 anos, com antecedentes por crimes também de estelionato. Apontada pelo suspeito como responsável por realizar os saques em agências bancárias, ela é considerada cúmplice no esquema.

As investigações apontam que os envolvidos utilizavam documentos falsos para sacar valores retidos em contas de aposentados e pensionistas do INSS. O homem confessou que obtinha, por meio de um contato dentro do órgão, informações sobre valores esquecidos ou parados em contas por longos períodos. A partir desses dados, ele conseguia emitir procurações falsas e realizar os saques.
O esquema foi descoberto após a PM ser acionada para averiguar o desaparecimento de uma pessoa. O veículo da suposta vítima foi localizado na residência do suspeito, levando os policiais até o local da prisão.
Durante a vistoria, foram apreendidos computadores, pen drives, cartões de memória, diversos celulares e procurações bancárias em nome de terceiros — o que reforça os indícios de prática de estelionato em larga escala.
Continua após a publicidade
Diante dos fatos, os envolvidos e todo o material apreendido foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Campinas (SP), onde a ocorrência foi registrada. A idosa e uma outra testemunha que também estava na residência foram ouvidas e liberadas. Já o foragido foi preso em flagrante e permanece à disposição da Justiça.