Uma operação da Polícia Civil, por meio da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Campinas, apreendeu 335 garrafas de uísque falsificado de marcas conhecidas e dois galões de 50 litros contendo álcool de cereais, no bairro Jardim São Judas Tadeu. Durante a ação, um homem foi preso em flagrante.
Os investigadores chegaram ao local após receberem a informação de que um indivíduo estaria armazenando bebidas falsificadas para fins comerciais. No endereço, inicialmente, nada de ilícito foi encontrado dentro da residência. No entanto, uma Fiat Fiorino quebrada, estacionada há algum tempo e sem condições de tráfego, era utilizada como depósito das bebidas adulteradas.
Um representante da ABRABE (Associação Brasileira de Bebidas) esteve no local, examinou o material e atestou a falsificação. No entanto, segundo a polícia, não foi detectada a presença de metanol nas amostras apreendidas.
O suspeito foi autuado em flagrante. De acordo com a Polícia Civil, ele já havia sido processado anteriormente pelo mesmo crime.


Como identificar os sintomas de intoxicação por metanol
Como as primeiras horas são decisivas para salvar vidas, a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo tem adotado um protocolo padrão para pacientes que procuram as unidades de saúde após consumo de bebidas destiladas e que apresentam um quadro clínico incomum. Entre os sintomas estão:
- Sonolência
- Tontura
- Dor abdominal
- Náuseas
- Vômitos
- Confusão mental
- Taquicardia
- Visão turva
- Fotofobia
- Convulsões
- Acidose metabólica
O protocolo determina que a equipe de saúde trate inicialmente a intoxicação por metanol como hipótese diagnóstica principal.
Por isso, pacientes que apresentam os sintomas e são tratados conforme o protocolo passam a ser considerados “casos suspeitos”, até que o resultado do exame laboratorial seja concluído.
A intoxicação por metanol é grave, podendo causar cegueira permanente e até morte. O metanol pode estar presente em bebidas alcoólicas clandestinas ou adulteradas, além de produtos como combustíveis, solventes e líquidos de limpeza.
As unidades de saúde do estado estão preparadas para lidar com a situação. A Secretaria da Saúde recomenda evitar o consumo de bebidas destiladas de procedência desconhecida. Caso o paciente apresente um quadro incomum após ingerir bebida alcoólica, deve procurar atendimento médico imediatamente, realizar exames laboratoriais e avaliação oftalmológica.
Os sintomas de alerta são: dores abdominais intensas, tontura e confusão mental. O socorro em até 6 horas após o início dos sintomas é fundamental para evitar o agravamento do quadro. álcool etílico absoluto à rede pública de saúde, garantindo resposta imediata e padronizada às emergências.