A Polícia Federal de Campinas deflagrou, na manhã desta terça-feira (7), uma operação com o objetivo de combater a importação irregular de aparelhos eletrônicos de alto valor por meio do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).
Durante a ação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão na cidade de Santos, na Baixada Santista, em um endereço vinculado a um dos principais investigados, um despachante aduaneiro de 66 anos. A medida foi expedida pela 9ª Vara Federal de Campinas.
Segundo a PF, as investigações apontam que o grupo criminoso teria importado um contêiner com celulares avaliados em mais de R$ 3 milhões, utilizando documentação falsa para disfarçar o conteúdo e reduzir a tributação devida.
Nos registros alfandegários, a carga era declarada falsamente como composta por “conectores elétricos”, avaliados em valor muito inferior ao real.
A carga veio dos Estados Unidos e foi interceptada pela Receita Federal. Os produtos estavam em nome de uma empresa de São Bernardo do Campo, no interior de SP, segundo os investigadores.
Agora, a Polícia Federal vai analisar o aparelho celular do investigado, apreendido durante a operação, com o objetivo de identificar os demais envolvidos no esquema.