A Polícia Civil de Americana apreendeu 774,56 quilos de carnes e frangos impróprios para consumo em um açougue localizado no Jardim Alvorada, em Americana (SP), na manhã desta terça-feira (4). Uma pessoa de 58 anos foi presa no local por crimes contra as relações de consumo.
De acordo com a corporação, a prisão ocorreu durante uma operação conjunta com a Vigilância Sanitária Municipal, batizada de “Alimento Seguro”. A ação foi deflagrada após denúncias informando que um estabelecimento comercial voltado à venda de frios e laticínios estaria armazenando e comercializando produtos impróprios para o consumo humano.

Durante a fiscalização, além da carne, as equipes encontraram também 22 quilos de pizzas, quatro garrafas grandes de ketchup e 14 latas de refrigerante, todos sem procedência ou com validade vencida.
Alguns produtos apresentavam datas de fabricação e validade idênticas, o que levantou suspeita de adulteração. O material foi periciado pelo Instituto de Criminalística, que confirmou a impropriedade para o consumo.
Após a análise, os produtos foram inutilizados e encaminhados ao aterro sanitário pela Vigilância Sanitária.

O responsável pelo comércio foi autuado em flagrante e responderá também por furto mediante abuso de confiança.