Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

TCESP aponta desperdício de R$ 4,3 milhões em medicamentos vencidos no estado

Auditoria surpresa do Tribunal de Contas do Estado encontrou falhas no armazenamento e falta de remédios essenciais em municípios paulistas
tcesp medicamentos vencidos

Uma fiscalização surpresa do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) identificou o descarte de medicamentos que somam mais de R$ 4,3 milhões em prejuízos aos cofres públicos em municípios paulistas. Segundo o órgão, a maior parte das perdas ocorreu porque os remédios venceram antes de serem distribuídos à população.

O levantamento faz parte da 2ª Fiscalização Ordenada de 2026 e foi realizado simultaneamente em 300 cidades do estado. Mais de 380 auditores participaram da operação, que teve como foco as farmácias municipais e o armazenamento de medicamentos.

Segundo o órgão, cerca de 63% do prejuízo registrado ocorreu por conta de medicamentos vencidos armazenados em almoxarifados e farmácias municipais.

medicamentos vencidos
Caixas com medicamentos vencidos. (Divulgação)

“Os nossos auditores calcularam na questão dos remédios vencidos e descartados, uma perda financeira expressiva. Estamos falando mais de 4 milhões de gastos que não chegaram a ser efetivamente o resultado para população”, disse a presidente do TCESP, Cristiana de Castro Moraes.

Fiscalização encontrou falhas no armazenamento

Durante as visitas, os auditores encontraram falhas estruturais e problemas no armazenamento dos medicamentos. Entre as irregularidades identificadas estavam depósitos com teto danificado, caixas armazenadas diretamente no chão, presença de umidade nas paredes e falhas no controle de temperatura de alguns remédios.

Almoxarifado da saúde com sinais de úmidade nas paredes
Almoxarifado da Saúde com sinais de umidade na parede. (Divulgação)

“Tinha depósito com teto caindo, caixas de medicamento armazenadas diretamente no chão, depósito de farmácia com umidade nas paredes, falta de controle da temperatura de alguns medicamentos, remédios controlados em armários sem tranca e local assim de fácil acesso”, detalhou Cristiana.

Mais de 70% das farmácias tiveram falta de remédios

A fiscalização também apontou falta de medicamentos em grande parte das unidades vistoriadas. De acordo com o levantamento, 73% das farmácias fiscalizadas registraram desabastecimento de itens considerados essenciais, como omeprazol, medicamentos para tireoide, antibióticos, ácido fólico e remédios para hipertensão.

Outro problema identificado foi a ausência de controle de demanda represada em 81% das farmácias visitadas, o que, segundo o TCESP, dificulta mensurar o impacto do desabastecimento para a população.

Unidades funcionavam sem AVCB

Mais da metade das unidades também não possuía Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documento que atesta condições de segurança contra incêndio.

Geladeira com medicamentos armazenados durante fiscalização do Tribunal de Contas em unidade de saúde de SP; auditoria apontou falta de controle de temperatura e armazenamento de remédios na porta do equipamento.
Medicamentos armazenados em geladeira sem controle de temperatura. (Divulgação)

O relatório ainda aponta que, apesar da presença de farmacêuticos em 94% das unidades fiscalizadas, muitos profissionais não conseguem realizar acompanhamento clínico dos pacientes devido à alta demanda de atendimento e à falta de espaços adequados.

Segundo o Tribunal de Contas, os relatórios individualizados serão enviados às prefeituras fiscalizadas em até 30 dias para análise e responsabilização dos gestores.


Continua após a publicidade

Autor

  • Rayssa de Souza

    Estudante de Jornalismo com previsão de conclusão do curso em 2026. Atualmente, desenvolve iniciação científica na área de comunicação e direitos humanos, com ênfase na violência contra jornalistas brasileiros durante o governo Bolsonaro. Como estagiária no portal, alia o aprendizado acadêmico à prática do jornalismo digital, sempre com olhar atento para temas sociais e de relevância pública.

VEJA TAMBÉM

Sabrina Sato Grávida

Sabrina Sato manteve a gravidez em sigilo para conseguir contar à filha, Zoe

Neblina prejudica o trânsito no sistema Anchieta-Imigrantes nesta manhã

Sistema Anchieta-Imigrantes opera 5×3 no início da noite de hoje (27)

Parreira permanece hospitalizado em estado de atenção - Crédito: Reprodução / Redes Sociais

Parreira segue internado na UTI e será submetido a cirurgia neste sábado (27)

Terremoto venezuela

Venezuela registra 1.430 mortos após terremotos e mobiliza ajuda global

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.