Um trabalhador que recolhia entulhos na rua Sônia Tereza Magnusson Guizo foi atacado por um enxame de abelhas na manhã desta quarta-feira (15), no bairro Colinas de Indaiatuba II, em Indaiatuba (SP). Este é o segundo ataque registrado na região de Campinas em menos de 24 horas.
Segundo testemunhas, ele estava acompanhado de um colega e as suspeitas são de que, ao retirarem os entulhos da via, os dois acabaram encostando em uma árvore, o que agitou as abelhas e provocou o ataque.
As vítimas foram socorridas por um morador do bairro, que vive em uma chácara próxima. Ele orientou os trabalhadores a pularem na piscina da residência como forma de se livrar do enxame.
Um dos homens sofreu poucas picadas, mas o outro, que foi mais gravemente ferido, começou a apresentar falta de ar e foi levado pelos próprios moradores ao Pronto-Socorro do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC), em estado grave.
O Corpo de Bombeiros foi acionado, isolou o local e iniciou o trabalho de controle e extermínio das abelhas.
Moradores relatam desespero
A moradora Andiara Lima, que estava em casa no momento do ataque, presenciou a cena e contou que os pedidos de socorro chamaram a atenção da vizinhança.
“Minha avó e meu tio estavam na frente de casa e viram eles com um enxame de abelhas sobre a cabeça. Nesse momento, meu tio pediu para eles entrarem na chácara e se jogarem na piscina. A gente se assustou muito”, relatou.
Selma Góes, que também presenciou o ocorrido, ajudou os trabalhadores a se protegerem:
“Eu já passei por essa experiência, então só pensei em ajudar eles”, contou a dona de casa.
Ataque de abelhas em Santa Bárbara d’Oeste
Um ataque de abelhas africanizadas matou dois cachorros e deixou ao menos sete pessoas feridas nesta terça-feira (14), no bairro Sartori, em Santa Bárbara d’Oeste (SP). Segundo a Prefeitura, sete pessoas receberam atendimento médico.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a ação mobilizou 15 bombeiros e seis viaturas. O enxame tomou conta do quintal e das imediações de uma residência na Rua Paraguai. Um adolescente e uma criança precisaram se trancar dentro da casa, mas foram retirados em segurança junto com a mãe. Todos foram avaliados por um médico e encaminhados ao Pronto-Socorro Dr. Edson Mano. Outra criança da família foi levada ao mesmo pronto-socorro pelo pai.
Dois cães foram socorridos e encaminhados para atendimento veterinário, mas não resistiram.
O local foi isolado, e os bombeiros realizaram o procedimento para o extermínio do enxame. No entanto, não foi possível eliminar todas as abelhas devido ao horário e à agitação do enxame. Ainda conforme a corporação, as equipes devem retornar ao local, possivelmente com o apoio de um apicultor e da Defesa Civil, para finalizar o trabalho de remoção ou controle das abelhas.